Simone Mantovani, arquiteta dona do escritório que leva seu nome, foi responsável pelo desenho da Residência Butantã, uma morada de 350 m² feita para uma jovem família. “O projeto é de uma casa de alto padrão, com design diferenciado, mas com custo viável”, descreve Mantovani.
A arquiteta se baseou na arquitetura moderna e minimalista, por isso o projeto conta com linhas retas e pintura cimentícia – que lembra muito concreto aparente – por toda sua extensão. O vidro também foi utilizado em abundância nas generosas esquadrias.
“Utilizamos uma linguagem arrojada, dando máxima ênfase à integração espacial, à amplitude dos ambientes, ao conforto e à privacidade”, comenta.
Ambientes amplos e integrados são uma característica forte do projeto, principalmente no primeiro pavimento, onde ficam as áreas sociais voltadas para a piscina e os jardins, nos fundos do terreno.
Esta disposição – associada aos painéis deslizantes envidraçados – proporciona muita privacidade aos moradores, ao mesmo tempo em que integra toda a casa através de seu jardim. O projeto de paisagismo é simples, com baixa manutenção, piscina e deck vertical.
A residência é dividida em dois pavimentos. No térreo está a entrada social que se funde com o home theater, living e sala de jantar. Lavabo, cozinha, lavanderia e quarto dos funcionários também ocupam esse andar. No superior fica a área intima, com quatro suítes.
Assim como no lado externo, na área interna a cor cinza também predomina, seja nas paredes, no chão ou nos móveis. Além de ser visualmente agradável, essa paleta de cor realça os acabamentos em madeira natural e detalhes em preto fosco. Os móveis, em sua maioria inspirados no design contemporâneo, completam os ambientes.
No ambiente de estar um elemento atrai os olhares: uma escada autoportante em chapa de aço. Escultural, ela impera entre os ambientes sociais, como um divisor funcional.
Escritório
Termos mais buscados