Logo Construmarket
Banner

Nouveau

Nouveau
Com fachada de volumetria marcante, edifício se destaca pelo visual contemporâneo e a mescla de materiais. Imagens: Xico Diniz
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau
Nouveau

Detalhes fazem a diferença

Texto: Marina Cabral

Inusitada e elegante, a fachada do edifício residencial Nouveau é o que o diferencia dos demais. Sobre um corpo cinza chumbo com varandas brancas, ela é vista como um cubo de madeira imponente. “Conquistamos esse efeito pela ousadia na escolha dos revestimentos e jogo de volumes através de grandes balanços. O edifício dialoga com o usuário por meio de suas linhas simples, que se assemelham a um terno de alfaiataria bem cortado”, destaca Sidney Quintela, arquiteto autor do projeto e proprietário do escritório SQ+ Arquitetos Associados.

Programa residencial misto

Localizado no bairro do Horto Florestal, em Salvador (BA), o empreendimento tem diversos tipos e tamanhos de apartamentos – oferecendo opções de níveis intermediários com piscina e ampla varanda gourmet; ou até de quarto e sala com deck, ofurô e varanda gourmet. “Há, ainda, apartamentos menores, de quarto e sala, ou dois quartos e até cobertura horizontal de forma valorizada e de alto padrão”, explica.

O edifício é composto por 55 unidades imobiliárias distribuídas em 16 pavimentos. São 31 apartamentos com quarto/sala, 21 unidades de dois quartos, três coberturas e térreo com mezanino. “Por conta do terreno pequeno, a principal dificuldade foi implantar o empreendimento mantendo áreas livres de convivência integradas à natureza”, explica o arquiteto. Para o lazer dos moradores, a infraestrutura de lazer é completa, com deck em madeira ecológica junto à raia de borda infinita, sauna, área gourmet, academia e salão de jogos.

Decor e materiais predominantes

Para compor a fachada, a fórmica na cor imbuia foi aplicada para ‘contornar’ o edifício. “Além desse material, destacam-se a textura em cimento queimado cinza, as pastilhas cerâmicas e o vidro incolor, que contrastam de maneira harmônica com o efeito da madeira”, detalha o arquiteto. “Todos os pilares foram revestidos em espelho polido colado e a piscina recebeu pedra hijau verde”, complementa.

Quintela também ressalta o design moderno das áreas comuns do empreendimento, inspirado em hotéis boutique ao redor do mundo. “O lobby traz um mobiliário clássico que dialoga com peças de design, como o tapete Sushi – de autoria dos Irmãos Campana –, que cria um espaço aconchegante sem perder a nobreza do ambiente”.

Iluminação e paisagismo

Como o pavimento que abriga a área de convivência localiza-se em uma cota próxima à copa de árvores, o paisagismo fez uso dessa área para compor os ambientes. “Esta compatibilização de alturas possibilitou uma interação perfeita entre a área comum do edifício e a área externa arborizada”, explica.

O arquiteto também destaca a iluminação presente nos pilares da passarela de acesso, que foram revestidos com fitas de LED embutidas na base e no topo. “Esses detalhes ajudaram a compor a linguagem contemporânea da edificação”, conclui.

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 874 m²
  • Área construída: 6.854 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados