Ao longo de sua trajetória, o escritório japonês Shigeru Ban Architects desenvolveu uma série de projetos arquitetônicos baseados nos conceitos do arquiteto modernista alemão Mies Van der Rohe. Para a Solid Cedar House, não foi diferente: a casa segue essas mesmas características e foi projetada como uma extensão dos seus estudos.
Localizada na cidade de Hokuto, no Japão, a casa foi construída conforme o próprio nome sugere – “Casa de Cedro Sólido”. Feita com madeira local, em planos verticais e horizontais, a construção exibe uma série de espaços cuidadosamente desenhados.
Nos trabalhos de Mies Van der Rohe, são utilizados na estrutura o concreto e tijolos. Neste projeto do escritório Shigeru Ban, no entanto, as paredes são feitas de cedro sólido, e as placas foram usadas como partição e ligação, criando uma sequência ao integrar os espaços no interior à paisagem externa. Uma curiosidade interessante é que o único andar da obra foi construído inteiramente de madeira.
De acordo com a disposição dos cortes dessas paredes, é criada, ainda, uma variedade de pontos de vista, de diferentes lugares. E funcionam não só para enquadrar a paisagem, mas também para esconder a intimidade e garantir a privacidade. Os dormitórios e banheiros da casa são encontrados no centro deste plano, com piso único.
A porta de correr ajudou a criar o grande terraço externo, que se debruça para o lado de fora, fornecendo muita luz natural.
Para os arquitetos, projetar uma casa é muito mais complexo do que criar arquiteturas corporativas ou comerciais, pois é necessário levar em conta os gostos, as particularidades e o estilo de vida dos moradores. Na Solid Cedar House, porém, a construção fluiu de forma tão natural quanto os materiais usados nela.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados