Logo Construmarket
Banner

Casa Pátio Para Dois Meninos

Casa Pátio Para Dois Meninos
A convite dos moradores da Casa Pátio Para Dois Meninos, o escritório Shieh Arquitetos pensou no conceito de "pé na grama". Imagens: Leonardo Shieh
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos
Casa Pátio Para Dois Meninos

Refúgio familiar

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Pátio Para Dois Meninos, como foi batizada, é o lar de um casal com filhos pequenos. Localizada em Vinhedo (SP), a morada foi idealizada como refúgio em dias agitados. O escritório Shieh Arquitetos Associados assina o projeto.

Com filhos pequenos, a ideia foi criar uma morada essencialmente térrea – que dos dormitórios fosse possível colocar o "pé na grama". O projeto arquitetônico é formado por quatro pavilhões interconectados: churrasqueira (desfrutando da vista de um lago à frente da casa), sala de estar, dormitórios e área de lazer composta por uma piscina coberta.

O programa residencial, com suas funções e ocupações, se revela ao redor da área de lazer. Orientadas à piscina, as áreas social (salas de estar e jantar e o gourmet) e íntima (dormitórios com suítes) desfrutam da belíssima paisagem do interior paulista.

Inspirada no poema de Manoel de Barros – “o menino que carregava água na peneira” –, a residência tem o conceito da casa pátio com preferência pelo vazio do que pelo cheio. O pátio, ao centro do terreno, é o coração da morada.  De todos os ambientes, vê-se a chuva regar o singular ipê amarelo. Em dias ensolarados, os moradores podem compartilhar de brincadeiras com os filhos no jardim.

Construtivamente, pretendeu-se uma obra austera e com o desejo de que possa ficar melhor com a passagem do tempo. A casa é majoritariamente em blocos de concreto (alvenaria estrutural), com um conjunto de vigas de concreto e lajes tipo painel treliçado.
Os acabamentos seguem o mesmo raciocínio: intercala-se piso de assoalho em tacos de madeira cumaru e mosaico português.

Sob o pretexto de um mezanino-coringa, estabelece-se um pé-direito duplo na sala de estar. O pavimento recebe sombreamento de um muxarabi em madeira na face do pátio.

A piscina em raia é coberta e enclausurada, aquecida por painéis solares. Além disso, a arte plástica tem papel de destaque no projeto, com um geométrico painel de azulejos na piscina especialmente elaborado por João Nitsche e tela vertical sobre a lareira por Erica Mizutani.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área do terreno: 850 m²
  • Área construída: 400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados