O projeto de reforma da loja Ornare, localizada em Campinas (SP), trouxe para o estabelecimento um conceito moderno, a partir de linhas puras e minimalistas que resultaram em uma arquitetura cúbica. Assinado pelo escritório S-HM Arquitetura, o novo showroom da rede dispõe de 455 m2 de área construída.
Segundo a arquiteta Paula Sauer, a edificação ocupada pela Ornare era, antes, utilizada com fins residenciais. "Estruturalmente, mantivemos todas as paredes externas da casa, mas o telhado com beiral foi substituído por um metálico e embutido. Nas fachadas, aplicamos pintura de concreto aparente nas quatro laterais e no pórtico de entrada. Além disso, colocamos uma moldura na janela frontal com pintura em aço cortén”, explica a arquiteta Paula Sauer.
Uma das principais preocupações do projeto foi com a acessibilidade do estabelecimento. A rampa que liga a calçada à loja seguiu rigorosamente as normas e foi projetada com inclinação adequada para o cadeirante. “Além disso, internamente, não há desníveis de piso, o que facilita ainda mais a circulação de todos, sem exceção”, relata a arquiteta.
O conceito minimalista expresso na fachada da loja Ornare se reproduz no seu interior, associado à integração dos espaços. Segundo Sauer, a ideia era criar um único ambiente, fluido e dinâmico. O mobiliário interno completa a proposta da arquitetura.
Por se tratar de uma rede de lojas de cozinha, os arquitetos buscaram manter os mesmos conceitos utilizados em outros estabelecimentos. "Piso de cimento queimado e neutro dá destaque para a proposta de interiores”, conta Sauer.
O jardim interno possui extrema importância no projeto da Ornare. Além de ser esteticamente bonito e estar no centro da loja, todo o seu fechamento é feito em vidro, o que favorece a entrada de luz natural e a ventilação cruzada.
“O paisagismo compõe harmoniosamente com o projeto, preservando e demarcando a arquitetura em destaque”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados