O escritório Seferin Arquitetura assina o projeto arquitetônico da Casa HAC, que está localizada no condomínio fechado Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista (SP), cidade rodeada por uma extensa vegetação. O objetivo do escritório era potencializar a conexão entre a arquitetura e a natureza, além da incidência de luz solar nos ambientes. Ademais, foi projetada como segunda moradia para um casal que recebe seus filhos e netos além de amigos como hóspedes.
Com uma vista das montanhas da fachada frontal e uma área de preservação aos fundos, o pavimento principal ficou no ponto mais alto do terreno. No térreo o acesso dos carros, deposito e serviço são separadas por um jardim aberto que é o hall de chegada do pavimento. Passando pelo jardim e abaixo da parede verde a porta de entrada com a escada que acompanha a natureza até a chegada do piso principal.
A área de estar tem grandes panos de vidro para ambas as fachadas, permitindo uma ventilação cruzada para o ambiente. No volume de pedra uma sala de jogos e cinema com vista para o campo e um spa com sauna e hidromassagem com vista para a área de preservação e com acesso direto para área da piscina. No outro lado do estar envidraçado encontram-se os quartos projetados para a frente do terreno. No centro a cozinha se abre para a área social e dela um acesso direto para área de serviço. Na outra extremidade desse volume estão o estar íntimo e a suíte master com vista para área verde.
Integrado ao ambiente social uma varanda frontal junto a sala de jogos para a vista do campo e uma varanda gourmet aos fundos junto ao spa e área de piscina contemplam a área verde.
A natureza está por todos os lados! Ao redor da casa, nos decks de madeira, no térreo, no segundo pavimento e na entrada, onde há um caminho entre árvores com chão de pedra. Os espaços abertos e integrados do bloco social recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos.
Escritório
Termos mais buscados