Logo Construmarket
Banner

Condomínio Marítimo

Condomínio Marítimo
Casa litorânea com vista para lagoa é distribuída em dois blocos de tijolo aparente e elementos de vidro que determinam a funcionalidade dos espaços. Imagens: Gustavo Seferin
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo
Condomínio Marítimo

Volumetria bem definida e integrada à natureza

Texto: Ian Vieira

Aquela residência do litoral gaúcho originalmente concebida para a Mostra Casa & Cia Praia 2012 tem características tão marcantes que o seu projeto torna-se de fácil entendimento. A volumetria bem distribuída e a combinação harmoniosa entre os materiais escolhidos são os principais elementos do programa assinado pela Seferin Arquitetura.

Trata-se de dois blocos distintos. Um é térreo, elevado do solo e coberto por laje aparente que está envolto por grandes panos de vidro em esquadria e portas de correr. O outro, revestido pelo tijolo aparente, compreende os dois pavimentos da casa.

“Criamos uma residência integrada à área de preservação do condomínio, aproximando os ambientes internos dos externos. Criamos uma casa prática, funcional e com baixa manutenção que pode ser utilizada tanto aos finais de semana quanto anualmente”, explica o arquiteto Marcelo Seferin.

Ambientes integrados e definidos

O projeto designa de maneira evidente a funcionalidade dos espaços da casa. O andar inferior torna-se um único ambiente à medida que junta as áreas de estar, jantar e gourmet, além de ser rodeado por uma varanda elevada do solo com deck. Há, ainda, a parte de serviço que é voltada à circulação externa com acesso próprio, suíte para hóspedes e outra varanda particular que conduz ao jardim do fundo.

Interligado por uma escada, o segundo plano engloba as três suítes conectadas pelo corredor que termina no terraço com vista para a lagoa. O quarto principal avança sobre o térreo, tornando-se a cobertura de abrigo dos carros.

Harmonia entre materiais

“Pensamos no emprego de materiais mais rústicos e naturais com o objetivo de inserir a casa no cenário de implantação, ou seja, a natureza. Isso incluiu os revestimentos internos que fazem parte da decoração e mantêm o mesmo conceito explorado nas áreas externas”.

Marcelo refere-se à universalidade obtida ao preservar a mesma linguagem arquitetônica da residência na decoração dos ambientes sociais. O tijolo aparente, a madeira e o cimento queimado que garantem identidade à fachada da casa, também são vistos nos espaços internos.

Há uma mistura da arquitetura contemporânea com elementos rústicos. Até mesmo o mobiliário busca esse equilíbrio, ao oferecer peças de design com materiais naturais.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 560 m²
  • Área construída: 360 m²
Veja outros projetos relacionados