Logo Construmarket
Banner

Casa C26

Casa C26
Com vista para um belo lago, ambientes integrados e área de lazer, a Casa C26 é uma construção de veraneio que convida ao relaxamento e ao bem-estar. Imagens: Marcelo Donadussi
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26
Casa C26

Para dias de descanso

Texto: Ana Marquez

O projeto arquitetônico da Casa C26 foi desenvolvido pelo escritório Seferin Arquitetura para um jovem casal com dois filhos pequenos que planejou sua casa de veraneio em Xangri-lá (RS). “A nossa proposta foi levar o máximo de integração para os ambientes sociais, favorecendo o convívio entre os moradores e seus convidados”, explica o arquiteto Marcelo Seferin.

Distribuição detalhada

A sala de estar da Casa C26 dispõe de televisão e lareira para os dias de inverno. Integrada a ela encontram-se a sala de jantar e o espaço gourmet interno, com churrasqueira, forno de pizza e bar.

Portas de correr como fechamento da cozinha foram projetadas para potencializar a funcionalidade do dia a dia e aumentar a conexão entre o espaço gourmet e a sala de jantar. Com isso, a bancada da cozinha pode tanto fazer parte do espaço gourmet como ficar independente, na cozinha.

A área social tem vista constante para um lago e está integrada com uma varanda coberta que dispõe tanto de área de estar com sofás, poltronas e rede, quanto da área de jantar, com mesa, bar e churrasqueira. “Na área social da varanda criamos uma cobertura de vidro sobre uma pérgola de madeira, além dos brises e da cortina superior para controlar a entrada de sol”, relata o arquiteto Gustavo Seferin.

No ambiente interno da Casa C26, foram criadas outras aberturas e ligação com a varanda. Essas aberturas estão voltadas para pequenos jardins criados no terreno, o que possibilita uma maior integração visual com a área externa e uma ventilação cruzada desses ambientes, minimizando a necessidade de climatização artificial.

Divisórias de bambu foram colocadas na sala de estar, tornando objeto de decoração Foto: Marcelo Donadussi

No hall da escada, que vai levar ao segundo pavimento, foi criada uma divisória de bambus que faz fronteira com a sala de estar. Além de objeto de decoração, a divisória trouxe mais um elemento para compor com o concreto, o cimento queimado e a madeira.

Pavimento superior

“No segundo pavimento da Casa C26, onde estão os dormitórios, criamos um terraço elevado que integra os usuários, podendo ser usado como local de descanso também pelos convidados. Além da vista para o lago e a vegetação, esse ambiente de estar conta com lareira a gás”, conta Marcelo.

Neste piso estão localizadas as quatro suítes da casa, entre elas a suíte máster com vista para a lagoa e uma banheira com deck privado que desfruta da mesma vista. “Já para os ambientes de serviço desenvolvemos um acesso secundário e uma ligação com a cozinha”, conclui Gustavo.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 540 m²
  • Área construída: 400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados