Um edifício de estilo neoclássico, com pequenos conjuntos, foi escolhido para abrigar a sede da Diverte Cultural, empresa promotora de eventos para escolas públicas e privadas. Localizado em São Paulo, o escritório ocupa o primeiro pavimento e foi projetado para transmitir a essência de um palco ou exposição, usando cores e formas diversas.
De acordo com Sergio Camargo, da SCAA Arquitetura, o desafio foi transformar e aumentar as salas de um edifício sem muitas qualidades arquitetônicas, com pé-direito baixo e janelas pequenas. “Uma das particularidades foi a instalação de um grande caixilho em arco voltado para a fachada frontal, que era parcialmente fechada por alvenaria para o lado interno dos conjuntos. Durante a obra, esta alvenaria foi removida com cuidado, revelando a grande janela voltada para o exterior, que se abre para a sala da diretoria e estudo do meio”, explica.
Para ampliar a volumetria do escritório, forros de gesso foram retirados para deixar à mostra os dutos de ar-condicionado e as instalações. O forro de gesso acartonado foi utilizado na sala de reunião, no hall de elevadores e na ligação entre os conjuntos.
Como grande parte da atividade da empresa é de telemarketing, a boa acústica dos ambientes era essencial. “Os painéis circulares foram aplicados como planos de absorção, para contrabalançar a laje aparente e o piso vinílico. Eles são compostos por placas pendentes em chapas de gesso acartonado com lã mineral ensacada aplicada pela parte de cima. Esta manta potencializa a performance acústica do material, não só absorvendo o som que incide diretamente na placa de gesso acartonado, como atenuando o refletido pela laje de concreto”, conclui o arquiteto.
A Diverte, com sua logomarca de “bobo da corte”, não podia ter ambientes sem vida. Foram instalados pisos vinílicos de cores fortes e forros baseados em painéis circulares que remetem ao chapéu do personagem, em tamanhos, cores e alturas diferentes.
Escritório
Termos mais buscados