O escritório SCAA (Sérgio Camargo Arquitetos Associados) é autor da nova sede da agência de publicidade ARTPLAN + DreamFactory. O edifício ocupa um conjunto de 2.500 m² na ala corporativa do Casas Shopping, localizado na Barra da Tijuca, Rio de janeiro.
O projeto arquitetônico previu a implantação de 400 postos de trabalho, divididos entre as duas empresas. Cada uma tem entrada independente, mas compartilham as áreas de apoio com atividades comum para ambas, como refeitório, almoxarifado, expedição, CPD e TI.
O processo começou em agosto de 2013, quando o arquiteto visitou o espaço com os clientes. “Definimos uma área grande para acomodar os 425 funcionários, salas e dependências. Escolhemos um local próximo às escadas rolantes e aproveitamos a visibilidade para marcar a presença da empresa no complexo”, relata o arquiteto Sérgio Camargo.
A integração e a ausência de bloqueios entre os departamentos foram a preocupação central do projeto. Na ocupação anterior, ao longo dos anos, a agência se espalhou nos conjuntos e andares. O desafio, assim, foi retomar a integração e criar uma fluidez espacial.
Os elementos foram inseridos conforme o uso e a necessidade, enquanto o teto de concreto bruto dá personalidade ao ambiente. O pé-direito de quase 4 m foi explorado de forma a proporcionar aos salões operacionais uma dimensão melhor.
As janelas de quase 3 m de altura concedem lindas paisagens da Lagoa da Barra, mas acabam criando alguns problemas de luminosidade e de insolação. “Resolvemos isso com as talas solares e um sistema de ar-condicionado dimensionado corretamente”, explica o arquiteto, completando: “Do ponto de vista técnico, nossa maior dificuldade foi solucionar o ar-condicionado, pois o conjunto na verdade não estava preparado para uma ocupação como essa”.
O projeto se desenvolve linearmente em uma grande praça, que conta com recepção, salas de reunião, salas de apoio e café. A área de convivência tem a função de abrigar, além de reuniões informais do dia a dia, eventos internos como happy hours e festas.
Para transmitir a noção de separação em um espaço aberto, o jogo volumétrico do mobiliário foi o grande foco. Os móveis do setor operacional têm tampos madeirados, e as cores que predominam são o vermelho, representando a Artplan, e o azul, que representa a DreamFactory. As ilhas acústicas pendentes e coloridas dão um toque mais informal ao ambiente, que é dinâmico e contemporâneo.
O projeto busca traduzir a essência da companhia, que é uma empresa familiar, com comportamento profissional, mas sem perder a relação de proximidade e cumplicidade das pessoas. Um ponto importante, assim, era harmonizar o lado descontraído com profissional-eficiente.
“Todos os materiais que escolhemos mantêm esse diálogo entre suas características estéticas e seu comportamento técnico” comenta Camargo.
Para os pisos, por exemplo, há três tipos de materiais que são contrapostos uns aos outros. O piso em Neobambu marca o percurso e se alastra até a sala da presidência, aparecendo, também, na parede. Este é o elemento que traz a sensação de calor e dá o toque de humanidade ao projeto. Tem também o carpete das salas de reunião, com padronagem quente e gráfica. E, por fim, na área operacional, está o piso vinílico que é reposicionável.
Para completar a base dos materiais empregados, há, ainda, o vidro temperado e os forros. “Queríamos materiais simples e técnicos, que pudessem dialogar de forma antagônica, jogando com o frio, o quente, o neutro e o colorido”, conclui o profissional.
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