Texto: Naíza Ximenes
Na Cidade do México (capital mexicana), o escritório CF Taller de Arquitectura concluiu a primeira de cinco fases do projeto de remodelação da Sede Corporativa do Banco Santander, composta pela revitalização da área de descompressão central do edifício, do Auditório Santander e do Módulo 9.
A etapa concentrou-se na renovação da primeira planta, partindo das áreas comuns. O intuito era revigorar o ambiente e atender a diversas necessidades da sede corporativa — como a criação de espaços dinâmicos, flexíveis, adaptáveis e com um conceito mais descontraído.
Pensando nisso, os arquitetos apostaram nas estruturas de madeira. Na área de descompressão, eles criaram grandes bancos colados às paredes de vidro, que viabilizam não só a participação de reuniões internas e entrevistas, bem como a criação de espaços de trabalho temporários para funcionários de diferentes localidades. O espaço ainda conta com almofadas e mesas que tornam a experiência mais confortável.
A madeira utilizada nessa área é a mesma que reveste o forro do teto dos corredores, convidando os visitantes a explorarem os diferentes caminhos criados por ela. Um deles leva ao hall de elevadores, também projetado pelo escritório.
No hall, a madeira permanece como o destaque do design — e no mesmo tom claro. Desta vez, ao invés de utilizar grandes chapas e fórmicas, a escolha foi aplicar painéis ripados de madeira. A estrutura ganhou luzes de LED entre as reentrâncias, unindo parede e forro no teto e, consequentemente, criando um aspecto de unicidade e amplitude no design.
Em um dos acessos pela área de descompressão está o Módulo 09, também projetado pelos arquitetos do CF Taller de Arquitectura. Lá, a concepção inovadora resultou em um ambiente altamente procurado, com uma ampla variedade de instalações.
Isso porque, no espaço, os colaboradores podem usufruir de salas privativas, salas de reunião, áreas de trabalho colaborativo e espaços recreativos. A flexibilidade é a palavra-chave deste espaço, adaptando-se às demandas dos usuários.
Quanto ao design, a proposta contemporânea ganhou um toque industrial, já que a equipe expôs muitas estruturas e apostou no uso de elementos metálicos na decoração. A paleta de cores, por sua vez, é a mesma que define a identidade visual do Banco Santander, formada por vermelho, branco e cinza.
Como o carpete do piso também é na cor cinza, o Módulo 09 ganhou algumas divisórias e parte do mobiliário em madeira, equilibrando o aspecto sério proporcionado pelas cores mais escuras. Apesar da iluminação interna constante, as paredes externas são formadas por grandes panos de vidro, e as divisórias em cobogó metálico preto garantem visualização total entre as áreas.
A área de transição do espaço recreativo para as mesas ao ar livre, por sua vez, ganhou brises e forros metálicos na cor vermelha, dinamizando essa transição. A conexão direta com o jardim foi um aspecto fundamental do design, refletindo o compromisso com a harmonia entre interior e exterior.
O último ambiente revitalizado na primeira fase do projeto de remodelação foi o Auditório Santander, com capacidade para até 240 pessoas. Além de transformar a estética, o projeto tinha como proposta maximizar o espaço e garantir a acessibilidade aos colaboradores.
O auditório ganhou um conceito atemporal, acolhedor e funcional, e agora é considerado o principal local para conferências na sede. As melhorias incluíram ajustes acústicos, a ampliação do espaço cênico e a implementação de soluções para otimizar a qualidade sonora. O resultado é um espaço multifuncional que atende às demandas contemporâneas.
A paleta de cores dos revestimentos segue a identidade visual do edifício. Isso porque os assentos ganharam estofados na cor vermelha; o carpete é cinza, assim como no Módulo 09; as paredes foram revestidas com painéis de madeira ripada; e a estrutura do palco ganhou a mesma madeira da área de descompressão.
Todos os ambientes projetados foram cuidadosamente divididos por elementos arquitetônicos que proporcionam privacidade quando necessário, enquanto mantêm uma sensação de unidade e fluidez. O resultado é um conjunto de espaços que se adaptam às necessidades em constante evolução da sede corporativa do Banco Santander, na capital mexicana.
Confira outros projetos de Taller Estilo Arquitectura:
Escritório
Termos mais buscados