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Loja Reserva

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Projeto do escritório Santa Irreverência para a nova unidade da grife Reserva, nos Jardins, vai ao encontro das necessidades de um público masculino contemporâneo e conectado. Imagens: MCA Studio
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Mais do que uma loja, um lifestyle

Texto: Ana Marquez

Lançada em 2006 com espírito inovador e transgressor, a grife de roupa masculina Reserva transformou-se em um grupo que hoje reúne mais cinco marcas. Em 2015, a marca inaugurou uma nova loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, com projeto arquitetônico assinado pelo escritório carioca Santa Irreverência. “A nova unidade é um espaço mutável e multifuncional”, comenta o arquiteto e proprietário do escritório, Ricardo Campos.

Três andares que se completam

A ausência de vitrine na fachada da Loja Reserva amplia o espaço interno e desperta a curiosidade de quem está do lado de fora. No primeiro andar, concentram-se todas as linhas de produtos e, atrás do balcão dos caixas, fica a parede dos amigos da marca, decorada com objetos doados pelos próprios moradores e ícones do bairro.

O segundo andar é cheio de novidades, a começar por uma barbearia, que oferece serviços para os clientes. Este pavimento também abriga o espaço Reserva Lab, um mix de marcas selecionadas que inclui acessórios, chocolates, design e vestuário, com ênfase em produtos exclusivos e de novos talentos.

No terceiro andar, amigos e clientes são recebidos em uma sala de estar, com direito a área externa. É ali que são realizados eventos, festas, debates e happy hours promovidos pela Loja Reserva.

“Elementos cenográficos estimulam o pensamento, como o neon em forma de lâmpada. O caráter mutável se dá por meio das cadeiras, que podem ser suspensas nas paredes quando não utilizadas, otimizando o espaço de forma funcional”, descreve Campos.

Ambiente acolhedor

O projeto, que foi concretizado em um espaço de 250 m², marca uma nova fase da Loja Reserva, agora mais madura e adequada à proporção de negócio do grupo. Mais do que vender roupas masculinas e infantis, o espaço sugere um lifestyle, com serviços e programação cultural. “Nossa inspiração veio do perfil de cliente que se identifica com a loja, contemporânea e conectada”, conta o arquiteto.

Quando o CEO do Grupo Reserva abriu a primeira loja em 2006, em Ipanema, Rio de Janeiro, ele tinha como premissa ambientá-la para parecer o apartamento de um amigo. Por esse motivo, o projeto é um mix de objetos vintage e gadgets tecnológicos, música e cerveja na geladeira, pronto para receber a clientela. A marca conta com outras seis lojas na capital paulista e duas em Ribeirão Preto.

“O projeto mantém um clima despretensioso e acolhedor, ao mesmo tempo que garante a objetividade que o homem busca no momento da compra”, completa.

Detalhes tecnológicos

A ambientação retrô da Loja Reserva contrasta com elementos de alta tecnologia, como o videowall na entrada da loja e os tablets com sugestões de looks. Há móveis com dispositivos para recarga de celular e provadores com porta-cerveja. "Detalhes como esses demonstram a enorme preocupação com o conforto do cliente”, conclui Campos.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 95 m²
  • Área construída: 250 m²

Ficha Técnica

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