Tradicional restaurante em Buenos Aires, Argentina, o La Cabrera ganhou endereço no Rio de Janeiro, instalando-se no BarraShopping, na Barra da Tijuca. Os arquitetos do escritório Santa Irreverência, responsáveis pelo projeto arquitetônico, tiveram como desafio unir a tradição argentina com o estilo carioca, e ao mesmo tempo adotar uma feição sofisticada.
“O La Cabrera de Buenos Aires tem um projeto arquitetônico diferente das demais casas de carne. No Rio de Janeiro, o projeto privilegiou o conceito original com o acréscimo de uma varanda e a ampliação da área do bar”, explica o arquiteto Ricardo Campos, do escritório Santa Irreverência.
Campos conta que o projeto do La Cabrera impôs algumas dificuldades, como o prazo reduzido para execução da obra e a necessidade de encontrar um bom número de itens e peças decorativas, como antiguidades, para fazer parte do acervo do restaurante. “Tivemos de garimpar peças pela cidade que trouxessem um pouco do clima argentino para a casa, além da produção de 200 pratos pintados à mão.”
O espaço do BarraShopping destinado ao La Cabrera já era antes ocupado por um restaurante. Assim, os arquitetos optaram por manter as instalações internas já existentes e fazer intervenções de forma a trazer para o local o estilo da casa original. Os aviões, os balões e as bandeiras, que são a marca do restaurante argentino, foram trazidos à nova unidade, cuja área construída é de 500 m².
“Inserimos itens para adaptar o restaurante às expectativas do cliente brasileiro, que procura uma casa de carnes, mas não uma churrascaria, ou seja, quer sofisticação ao se sentar à mesa, em um ambiente familiar e aconchegante”, relata o arquiteto. O restaurante serve a autêntica parrilla argentina, com destaque para os cortes perfeitos das carnes.
“Todos os cantos do La Cabrera são diferentes. O cliente que passear pela casa vai se deparar com cadeiras variadas numa mesma mesa, peças antigas nas paredes e o tradicional corte de carne argentina num grande quadro na entrada”, conta Campos.
O piso de madeira foi aproveitado com a aplicação de ladrilho hidráulico nas cores preto e branco na área central. Os vidros já existentes receberam a aplicação de um adesivo xadrez para simular um gradeado. Toldos e persianas foram instalados para driblar o sol, e uma parede de tijolos, já existente, recebeu tratamento para ficar com aspecto mais rústico, além do teto de gesso que foi pintado de preto.
“Fizemos algumas intervenções estruturais, como a criação de uma adega com duas alturas e passarelas de acesso a estas adegas, além de um novo bar e fechamento da varanda. Criamos também armários e portas de correr em vidro e persianas, formando pequenos ambientes dentro do salão, conferindo maior privacidade aos clientes”, completa.
Para o projeto de iluminação do La Cabrera, os arquitetos utilizaram luminárias variadas, buscando obter um clima aconchegante.
Escritório
Termos mais buscados