O escritório Sandra Moura Arquiteturadesenvolveu o Estúdio do Artista, um projeto de interiores cuja premissa era unir o design e a botânica para criar um lugar de habitação com arte. O local foi criado para a CasaCor São Paulo de 2017 em homenagem ao artista plástico e escritor paraibano José Rufino.
A arquiteta se inspirou nas obras, hábitos e ateliê de Rufino, trazendo para o ambiente referências regionais unidas ao design contemporâneo, o que resultou em um espaço simples e sofisticado.
A maior dificuldade para o escritório foi incluir todos os ambientes de uma residência – sala de estar, cozinha, dormitório e banheiro, somados ao local de trabalho do artista – em um lugar com pouca metragem.
Um dos elementos de design que se destaca no projeto é a estrutura metálica que percorre hall, copa, quarto e terraço, desempenhando diversas funções, como estante, vitrine e até mesmo cabide. Essa armação foi reutilizada de uma antiga obra e adaptada ao espaço.
Outro elemento característico que domina parte do estúdio é o painel fotográfico, que mostra a reserva da Mata Atlântica.
O escritório adotou o conceito loft, portanto, os ambientes são integrados, e essa ideia é reforçada através da estrutura metálica que permeia todo o espaço.
A arquiteta reuniu as características do artista José Rufino para desenvolver o projeto de interiores. Nessa pesquisa entraram materiais específicos como, plantas raras, móveis e objetos de design especial, rochas, estruturas metálicas e texturas.
Entre os materiais usados no projeto destacam-se o quartzito Gabana Gray – um revestimento composto de fósseis de centenas de milhões de anos, os estromatólitos – e um parquet cimentício. Ambos convivem em harmonia e propõem uma comunicação entre o elegante e o sóbrio.
O projeto de iluminação foi todo feito a partir de uma calha metálica que ocupa parcialmente o perímetro do espaço, com exceção apenas das luminárias que destacam as obras de arte.
Já no projeto de paisagismo, o escritório fez uma busca entre espécimes raras, optando por Araceae, Cactaceae, Xanthorrhoeaceae, Ruscaceae, Euphorbiaceae e Orchidaceaee Apocynaceae. A vegetação foi tratada como experiência de arte.
Escritório
Termos mais buscados