Logo Construmarket
Banner

Casa Barra

Casa Barra
O clima leve e a conexão com a natureza fizeram da Casa Barra uma morada perfeita para quem deseja se entregar ao lazer e ao descanso. Imagens: Edgard Cesar
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra
Casa Barra

Refúgio sereno

Texto: Vitória Oliveira

Apreciadores da natureza, os moradores da Casa Barra – ele português e ela brasiliense – convidaram o time do SAINZ arquitetura para idealizar uma morada que marcasse a nova fase da família – a espera do primeiro filho.

“A nossa intenção foi materializar um projeto arquitetônico que atendesse em tamanho construído – 295 m² –, soluções eficientes, correta orientação volumétrica das áreas internas, ventilação e iluminação naturais e um boas práticas arquitetônicas”, conta o arquiteto Eduardo Sainz.

Situada em um condomínio fechado em Brasília (DF) com casas adjacentes, a residência foi pensada para receber abundante iluminação solar em todos os ambientes e, ao mesmo tempo, proporcionar privacidade aos moradores.

Projetada em um único pavimento (térreo), a morada dispõe de uma suíte master e duas standard, salas de estar e jantar, área de serviços, sala de depósitos, área gourmet, cozinha, sauna e piscina com deck de madeira.

Da sala de jantar pode-se contemplar a área de lazer Foto: Edgard Cesar 

O mobiliário minimalista foi desenhado visando a flexibilidade de usos. Os arquitetos privilegiaram o design nacional com materiais e revestimentos práticos e tons terrosos que quebram a monotonia neutra e trazem a vegetação para dentro dos ambientes.

De todos os espaços é possível ter uma vista panorâmica da área externa, por meio do amplo painel de vidro. O elemento cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e possibilitando a entrada de luz natural e uma brisa que circula por toda a casa.

Os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural, além da integração entre os ambientes internos e externos por meio do vidro, presente em praticamente todos os cômodos.

A cozinha, considerada o ambiente ideal para os moradores receberem seus convidados, se conecta com a piscina e com o deck. Além disso, se integra com a espaçosa sala de estar.

Uma paleta variada de materiais foi utilizada no processo de construção, incluindo madeira natural, concreto aparente, vidro, aço e ladrilho hidráulico, complementando a casa original construída nos fundos – também de autoria do escritório. Ao todo, a casa exibe uma austeridade definitiva em termos de volume e estrutura e é lindamente cercada por vegetação e flora local.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 295 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados