Logo Construmarket
Banner

Residência DMG

Residência DMG
As grandes aberturas da Residência DMG integram ambientes internos e externos e proporcionam uma generosa vista para a bela paisagem de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Imagens: Lio Simas
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG
Residência DMG

Ambientes integrados fazem a diferença

Texto: Nuri Farias

Com localização privilegiada em um condomínio de luxo na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a Residência DMG tem uma bela vista para o entorno. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Ruschel Arquitetura e Urbanismo, foi organizado num jogo de volumes estruturado em um eixo central que proporciona forte ligação entre o interior e o exterior.

O modo como a casa foi suspensa e aberta ao terreno tornou-se o seu diferencial, integrando-a à piscina e ao jardim com amplos espaços de convivência.

Fluidez estrutural

Segundo a arquiteta Marília Ruschel, os proprietários da Residência DMG pediram que a sua nova casa proporcionasse um passeio arquitetônico, não só por meio da circulação interna, mas também pelo seu design.

As aberturas criam fluidez arquitetônica e valorizam os percursos internos, ao mesmo tempo em que conectam as áreas internas e externas. “Optei por perfis e vidros duplos para as aberturas, determinantes para compor um projeto limpo e artístico nas fachadas”, menciona a profissional.

Esses materiais garantiram mais qualidade e melhor desempenho aos espaços internos, propiciando entrada de iluminação e ventilação naturais de forma abundante em todos os ambientes da residência.

Os perfis e vidros duplos das aberturas propiciam abundante entrada de iluminação e ventilação naturais Foto: Lio Simas

As fachadas foram projetadas com ampla superfície transparente de vidro e esquadrias de perfis de PVC na cor nogueira. Brises de alumínio do mesmo tom, alvenarias de reboco rústico e paredes revestidas por pedras também fazem parte do abre-alas da casa.

Além disso, o projeto conta com sistemas de reaproveitamento de água da chuva e solar, adotados para que os moradores tenham uma vida sustentável.

Eixo central

Como a residência foi organizada em um eixo que liga de forma harmônica os espaços internos e externos, sua área central recebeu pé-direito, que permite a entrada de iluminação zenital por todo o jardim interno. “A partir desse espaço [jardim interno], moradores e visitantes podem visualizar palmeiras, a área de lazer e até mesmo o bairro”, conclui a arquiteta.

A escada com degraus em balanço liga o andar térreo aos cômodos íntimos da casa, que ficam no segundo pavimento.

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos de casas de praia:

Residência RLW, por Jacobsen Arquitetura

Residência das Conchas, por Gui Mattos Arquitetura

Casa na Praia Preta, por Nitsche Arquitetos

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Conclusão da obra: 2016

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados