Logo Construmarket
Banner

Residência V.P

Residência V.P
Partido térreo, amplo e com áreas sociais totalmente integradas caracterizam o projeto criado pelo escritório Rosane Leitzke Arquitetura no litoral de Santa Catarina. Imagens: Divulgação Rosane Leitzke
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P
Residência V.P

Varanda integra a casa

Texto: Ana Marquez

Com partido único e funcional, a Residência V.P., localizada na praia da Barra, em Santa Catarina, e projetada pelo escritório Rosane Leitzke Arquitetura, foi desenvolvida e adaptada para o dia a dia da nova proprietária. “A casa térrea oferece total acessibilidade e seus grandes avarandados foram inspirados no estilo colonial contemporâneo”, comenta a arquiteta Rosane Nolasco Leitzke.

O projeto que a princípio seria uma reforma – no local havia duas casas geminadas, mas a ideia era transformar em uma única construção – acabou sendo demolido, e a obra começou do zero. No lugar surgiu uma residência com design simples, telhado de duas águas e conceito de arquitetura funcional e confortável.

“Como o terreno é bastante úmido, a solução encontrada foi construir a casa elevada em relação ao solo e manter o terreno o mais permeável possível, permitindo que a água da chuva seja absorvida rapidamente pelo solo”, explica a arquiteta.

Residência avarandada

Um dos grandes diferenciais é a varanda que circunda a casa de ponta a ponta. Além de ampla, ela possui churrasqueira unida ao deck, que recebe o sol na maior parte do dia. Uma excelente área de convivência para os moradores.

Layout integrado nos ambientes

O que torna a morada prática e funcional são os ambientes sociais e integrados, a exemplo da cozinha e varanda, que acomoda a churrasqueira e a área de convivência.

Quanto às questões sustentáveis e econômicas, a arquiteta instalou três claraboias no corredor que levam aos dormitórios. Esta área de circulação recebe iluminação natural durante todo o dia. No restante da casa, pontos de luz artificial foram criados com a ajuda de abajures, dando um ar mais intimista.

Materiais, revestimento e vedações

A pedra da própria região, um dos materiais importantes e predominantes na construção, aparece nas fachadas, revestindo os pilares da varanda e da churrasqueira e as chaminés da lareira. Já a madeira de demolição está presente na porta principal de entrada, com design antigo.

Nas vedações, as esquadrias de PVC oferecem proteção por sua resistência, além de darem o apoio necessário às estruturas . Por fim, esse tipo de esquadria também dá um toque especial ao design do projeto. Como a residência está localizada em uma área com muito verde, Rosane Leitzke instalou telas embutidas contra insetos.

A arquitetura simples, com materiais de boa qualidade e harmonia com o entorno, seguiu à risca o pedido dos novos moradores, que precisavam de uma construção funcional, mas com características coloniais e contemporâneas.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 587 m²
  • Área construída: 212 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados