Xiangzhou, uma charmosa cidadezinha no centro de Guangxi (China), é conhecida por ter a melhor fonte termal do País. Em meio às belas paisagens da região fica o Silkgarden Resort and Spa, um hotel perfeito para quem quer relaxar em meio à natureza. O designer QIN Yue-Ming, do escritório Rongor Design & Consultant, é o responsável pelo planejamento geral e pelos projetos de arquitetura, paisagismo e interiores.
A cultura chinesa está presente em todo o resort, a começar pelo jardim, bastante tradicional na cultura oriental. Os cenários naturais locais foram integrados aos espaços internos e externos de diferentes maneiras. “Isso fez com que houvesse uma harmonia ‘Yin Yang’ entre os ambientes internos e externos”, comenta o designer.
Para organizar o programa do Silkgarden Resort and Spa, o terreno de 25 mil m² foi dividido em pátios que delimitam os ambientes. Os espaços sociais foram desmembrados dos privados, formando pequenos prédios com apenas dois andares. Assim, as estruturas, em vez de poluírem o entorno, tornaram-se parte dele.
Todos os “miniprédios” têm um impactante hall de entrada, um espaço auxiliar e são rodeados por jardins e espelhos d’água.
Os pátios ficam voltados para a área externa e sem contato com os quartos, garantindo privacidade e, ao mesmo tempo, conectando-se com a paisagem.
O setor dos dormitórios é acessado por três pátios, cercados por dez prédios que ficam no jardim da frente. “Antes de entrar no seu quarto, o hóspede passa por pequenos quintais e, depois, caminha por um bosque de bambu em frente aos demais blocos, no corredor”, expõe o designer.
Os pátios simplificam a fachada do edifício, na qual preto, branco e cinza predominam. O branco foi usado como fundo, a pedra cinerada – produzida por artesãos –formou o contorno básico do resort, e a madeira – usada somente em algumas partes – deixou o espaço mais “amigável”.
Elementos naturais foram incorporados ao design de cada bloco e usados para decorar os quartos, a sala de jantar, as áreas de convivência e o spa.
O Brocado Zhuang, arte feita com tecidos tradicionais fabricados artesanalmente, pode ser visto em todos os cantos, como paredes, divisórias, mobília etc., de várias maneiras. “A aplicação maciça de materiais locais mostra o respeito à cultura chinesa e oferece aos hóspedes uma experiência de lazer nativa e confortável”, conclui QIN Yue-Ming.
9 Hotel SPA, por a21 Studio
Grotto Sauna, por Partisans
Aigai Spa, por figueroa.arq
Escritório
Termos mais buscados