Logo Construmarket
Banner

Casamar

Casamar
Em Garopaba, Santa Catarina, o escritório RMK! Arquitetura projetou a Casamar — uma residência estrategicamente posicionada sobre planos de pedra que compensam a declividade do terreno. Imagens: Roberta Gewehr
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar
Casamar

Entre o mar e a montanha

Texto: Naíza Ximenes

Em meio à deslumbrante paisagem da praia do Silveira, em Garopaba (SC), o escritório RMK! Arquitetura projetou a Casamar, uma residência estrategicamente implantada em um lote de declive significativo e área total de mais de 2.570 metros quadrados.

Uma das primeiras preocupações da equipe foi atender às rigorosas restrições estabelecidas pela legislação ambiental local. Essas restrições incluem limitações que vão desde a taxa de ocupação até alturas e índices construtivos, visando preservar o patrimônio natural da região. Além disso, o terreno é marcado por um acentuado declive transversal, fator que influenciou diretamente a abordagem arquitetônica adotada para a construção.

Priorizando a mínima interferência na topografia, a modelagem do terreno buscou um equilíbrio harmônico entre cortes e aterros, utilizando extensos planos em pedra natural. Esses planos não apenas conformam-se à movimentação do terreno, mas também servem como alicerces para a residência.

Erguida na cota mais elevada do terreno, a Casamar se destaca ao projetar-se sobre os planos em pedra, oferecendo vistas panorâmicas a 50 metros acima do nível do mar. Com uma área de 194 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, a residência abriga garagens e zonas de serviço no térreo, enquanto as áreas sociais e íntimas no pavimento superior são acessadas por escadas externas, metálicas e com degraus de madeira.

Foto da fachada externa da Casamar, da área de entrada. As paredes são de madeira ripada e, nas laterais, de ripas de concretoNa foto, os planos de pedra que servem como alicerce para a construção ficam evidentes 


Natureza externa, brutalidade interna

A integração com o entorno foi acentuada pelo uso de materiais naturais, como madeira ripada e pedras locais, além do concreto aparente, conferindo à casa uma presença discreta e harmoniosa na encosta.

Ao subir as escadas de entrada, o morador se encontra em um hall, que dá acesso a dois ambientes, um de cada lado de um corredor central: a cozinha e área social à direita, e a área privativa à esquerda.

A área social é constituída por sala de estar e sala de jantar, completamente integradas à cozinha e à área gourmet, na outra extremidade. Lá, ficam a churrasqueira, e, em um nível abaixo, a piscina. 

Projetado em balanço sobre os arrimos em pedra, o espaço de lazer é contornado por guarda-corpos de vidro que estabelecem uma conexão visual única entre o interior da casa e o mar.

A varanda da área gourmet é compartilhada pela suíte master, que também ganhou vistas deslumbrantes para a paisagem. A área privativa conta com três suítes no total, que ocupam toda a extensão da casa.

O acesso à residência é proporcionado por uma via na porção superior do terreno, preservando as vistas da praia. A utilização estratégica dos planos em pedra minimiza a movimentação de terra e sustenta as edificações que se projetam em balanço sobre o declive do morro.

Confira outros projetos de RMK! Arquitetura:

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 2570 m²
  • Área construída: 194 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados