> > > Casa Charqueadas

Casa Charqueadas

Casa Charqueadas
A Casa Charqueadas, assinada pelo escritório RMK! Arquitetura, é marcada por linhas retas e materiais naturais e envolvida por um vistoso jardim Foto/Imagem:Cristiano Bauce

Materialidade bruta

O projeto arquitetônico da Casa Charqueadas, assinado pelo escritório RMK! Arquitetura, foi implantado num extenso terreno de 2.378 m² na cidade de Pelotas (RS). A construção combina o desejo dos moradores de ter uma estrutura marcante, inspirada por linhas da arquitetura moderna brasileira, com materiais brutos envolvidos pelo paisagismo.

“Os proprietários – um casal jovem com um filho – queriam uma morada confortável e ampla para que se pudessem receber os amigos, tanto no verão, quanto no inverno. A residência deveria ter caráter informal, com espaços integrados e abertos ao jardim”, revela o arquiteto Otávio Riemke.

Pavimento com três unidades

O programa da Casa Charqueadas foi organizado em 595 m² e posicionado em apenas um pavimento com três unidades de distintas materialidades em estado bruto – concreto aparente, pedra e madeira, e vidros para tirar proveito da melhor orientação solar.

A integração dos ambientes é possível devido à porta de correr entre os espaços Foto: Cristiano Bauce

Os ambientes sociais são envidraçadas e foram inseridos no bloco principal, com uma grande cobertura em concreto – uma laje com 42 m de extensão. Anexado a essa estrutura está o volume com os setores íntimos, envolvido por painéis móveis de madeira, para possibilitar o controle da insolação e gerar opacidade nos dormitórios. O último bloco, revestido por pedra natural e com aparência mais opaca, abriga a área de serviço e possui maior privacidade em relação ao interior do lote, onde estão o jardim e a piscina.

As áreas sociais e íntimas se integram de forma ortogonal, buscando o máximo contato com o exterior e forte presença de insolação. Já o lado de serviço, voltado para a porção frontal, contém poucas aberturas para proporcionar privacidade.

Pátios internos

Os pátios internos foram criados para auxiliar na iluminação dos espaços e no conforto térmico, bem como possibilitar as melhores vistas tanto de dentro da casa quando a partir de cada compartimento.

A integração espacial entre si e com as áreas externas – jardim, piscina e entorno – se tornou o grande destaque do projeto da Casa Charqueadas. “Os ambientes são integrados ao máximo. Entre o espaço gourmet (de inverno) e o ambiente de estar e jantar há uma porta de correr que possibilita a integração total entre as áreas”, comenta o arquiteto.

Projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo, assinado pelo escritório Inflorescência Paisagismo, tinha como briefing a vontade do morador de reviver a atmosfera que vivenciara em Phoenix, no Arizona (EUA), onde morou por um período. A partir desta premissa, foram selecionadas plantas, ora para clima seco, que suportam umidade natural da região onde a casa está implantada, ora associadas a ambiências de restrição de água para compor esse cenário.

Foram trazidas algumas tamareiras grandes, da espécie Phoenix dactylifera, para compor o jardim e a piscina com pedras naturais (oriundas de uma jazida da região).


Escritório

RMK! Arquitetura5 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 2.378
Área construída: 595

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo