Localizada na cidade de Bauru (SP), a Casa Balanço é uma construção ampla e imponente, marcada por linhas retas e minimalistas. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório OSP – Arquitetura, que buscou atender ao desejo dos clientes sobretudo em relação à imponência da fachada. “Com isso em vista, tivemos a ideia de criar grandes vãos em balanço, com beirais que chegam até quatro metros”, relata o arquiteto Odilon Santos Pereira.
Uma das dificuldades encontradas durante a execução do projeto estava relacionada ao fato de o terreno da Casa Balanço ser bem largo, aspecto que os arquitetos precisavam aproveitar ao máximo para criar uma fachada majestosa. “Foi difícil acharmos um estudo que conciliasse a integração dos ambientes com o máximo aproveitamento da fachada em todo seu comprimento. A melhor solução que achamos foi posicionar todas as suítes do lado direito do terreno para assim termos uma integração total da residência com a grande área de lazer”, explica.
A fachada é composta por vários balanços em concreto aparente, que se destacam na construção. Apesar da grandeza, a casa também transmite leveza e suavidade graças a suas linhas e formas. O uso de vidro combinado a um espelho d’água também contribui para isso. “A volumetria e a plástica da fachada são o diferencial do projeto”, reflete Pereira.
Os ambientes internos da Casa Balanço são totalmente integrados, pois foram usadas portas de correr de vidro. Além disso, as salas, o home, a cozinha e o espaço gourmet estão voltados para a piscina.
O projeto de decoração tem uma proposta clean e é composto de materiais e mobiliários discretos e sofisticados.
Com grandes vãos e muito vidro, a resiência se tornou agradável, bem iluminada e ventilada. “Durante o dia, com a ajuda das portas de vidro, ela ganha iluminação natural e, durante a noite, trabalhamos com iluminação cênica em vários ambientes, principalmente nos jardins”, conta o arquiteto.
No paisagismo, o grande desafio do escritório era compor uma vegetação que contribuísse para a imponência da fachada. Após muitos estudos, o arquiteto optou por colocar duas palmeiras no jardim, seguindo a frente da Casa Balanço. “Criamos também um espelho d’água que vem do jardim da fachada e adentra a sala, dando a impressão de continuidade”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados