Logo Construmarket
Banner

Residencial Ubá

Residencial Ubá
Situado no Alto de Pinheiros, este condomínio de sete casas conserva a identidade do bairro e valoriza a privacidade de seus moradores. Imagens: Leonardo Finotti
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá
Residencial Ubá

Quando discrição e sofisticação andam juntas

Texto: Naíza Ximenes

Em um bairro altamente arborizado de São Paulo, o Alto de Pinheiros, o escritório Jacobsen Arquitetura projetou o Residencial Ubá, um condomínio de sete casas que conta com piscina, academia e ambientes de lazer.

Das sete unidades, cinco possuem 343 metros quadrados de área e 200 metros quadrados de jardim, ao passo que as outras duas possuem 500 metros quadrados de área e 300 metros quadrados de jardim. Apesar da diferença nos tamanhos, todas as casas possuem a mesma volumetria, de forma que o entorno da construção permanecesse uniforme e unificado. 

As duas unidades de maior tamanho diferenciam-se somente na largura, sem afetar o aspecto visual do condomínio.

Idea!Zarvos — Especial Construtoras e Incorporadoras

Conheça projetos da empresa e veja depoimentos exclusivos.

Clique aqui


Volumetria no Residencial Ubá

Embora as quatro casas possuam quatro andares — definidos por garagem, no pavimento inferior; áreas sociais, no térreo; área íntima, no pavimento superior; e lazer privativo, no terraço — a equipe de arquitetos conseguiu manter a horizontalidade do projeto, de modo que a construção passa despercebida e conserva a identidade local. 

Outra estratégia assumida para manter a discrição da obra foi a manutenção de muitas árvores já existentes no terreno e a utilização de poucos materiais na fachada — no caso, o ripado de madeira, que também sobrepõe as portas e janelas de cada casa. A tática também contribuiu para um impacto mínimo na aparência do bairro.

Ainda sobre o paisagismo da área comum no Residencial Ubá, o intuito, segundo os arquitetos, era criar uma atmosfera de bosque dentro do empreendimento. Assim, não foi necessária a retirada de muita vegetação natural, que foi complementada através de um extenso jardim em blocos circulares no caminho da entrada do condomínio até a entrada social de cada unidade. Esses blocos também mantêm a privacidade e independência do acesso às residências.

A garagem oferece entre quatro e seis vagas para cada morador, com uma separação sutil para as entradas das casas, que são independentes umas das outras.

residencial uba jacobsen arquitetura

Entrada social das casas no Residencial Ubá 

1/7

Todas as casas possuem a mesma estrutura básica no projeto. A entrada acontece através da cozinha, que é integrada aos outros espaços e fica no pavimento térreo — onde os arquitetos implantaram uma peça-chave do programa: o jardim interno central.

Esse jardim começa no térreo e tem abertura até o topo do edifício, como se todos os outros cômodos se desenvolvessem ao redor dele. Isso porque ele é delimitado por portas de vidro de correr em todos os andares, proporcionando não só a entrada de luz natural e ventilação por toda a casa, como uma conexão visual entre andares.

Ainda no mesmo pavimento, fica a sala de estar, que é conectada a um outro jardim externo no fundo do lote. Subindo as escadas, três a quatro suítes estão dispostas ao redor do jardim central. Por fim, no terraço, cada casa ganhou solário e piscina.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Casa 212, por NEBR arquitetura
Casa Atenas, por C2HA Arquitetura
Haras Larissa, por  Gui Mattos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área do terreno: 3075 m²
  • Área construída: 2691 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados