O projeto de Luciano Margotto, da Republica Arquitetura, tinha como proposta integrar em um mesmo empreendimento a sede de uma construtora e uma loja de móveis. A ideia central foi baseada em um edifício que tivesse como valor fundamental a inserção urbana, sem perder o conceito de avanço tecnológico e o vigor construtivo.
O terreno de 926.48 m² situado em Sorocaba, São Paulo, comportou um complexo de 1.387,51 m² organizado em duas partes: um bloco aéreo, marcado por uma torre que concentra os escritórios, e um bloco inferior ligado à rua que abriga a loja. Em sua base estão os acessos por rampa suave ou degraus que chegam ao pavimento térreo, levemente soerguido.
O edifício é apoiado em um único bloco de serviço e três pilares periféricos estruturais. Juntos, sustentam duas grandes vigas de aço que, por meio de pendurais, estruturam as lajes da torre. O bloco inferior tem estrutura regular de pilares e vigas de concreto. Os elementos de circulação vertical abertos para o vazio são fechados com vidros resistentes a fogo, permitindo uma desejável transparência.
O grande diferencial dos escritórios é sua área integralmente livre, formada por espaços flexíveis, permitindo as mais diversas composições de layout.
Já a loja, contempla internamente um vazio central que, além da transparência interna que possibilita integração entre os vários ambientes, permite a implantação da área permeável como um jardim central no rés do chão.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados