Logo Construmarket
Banner

Casa Horizonte

Casa Horizonte
Em um terreno de 600 metros quadrados, o escritório Renata Barbugli Arquitetura projetou a Casa Horizonte, no interior de São Paulo. Imagens: Favaro Jr
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte
Casa Horizonte

Espaços convidativos

Texto: Naíza Ximenes

Em um terreno de 600 metros quadrados no interior de São Paulo, o escritório Renata Barbugli Arquitetura projetou a Casa Horizonte. Pensada para uma família jovem, que tinha como prioridade receber amigos e valorizar o convívio social, a morada ganhou um partido arquitetônico que promove a máxima integração entre os espaços.

Para criar um ambiente acolhedor e convidativo, a arquiteta que dá nome ao escritório apostou em uma implantação inteligente. Aproveitando da topografia favorável do terreno — marcada por um leve declive — e da sua privilegiada orientação geográfica, ela posicionou a entrada de serviços e a garagem na cota inferior, enquanto a entrada social foi projetada na cota superior, destacando-se na esquina do lote.

A estratégia não só otimizou o uso do espaço, como também proporcionou privacidade aos moradores e uma vista deslumbrante da cidade.

Por dentro da Casa Horizonte

No pavimento térreo, a transparência é a protagonista, com amplas janelas que permitem a entrada abundante de luz natural. A atmosfera arejada e vibrante também ganhou um jardim de inverno, que abriga uma majestosa jabuticabeira. Ele foi cuidadosamente integrado ao projeto para estabelecer uma conexão harmoniosa entre os espaços internos e externos da residência.

Foto de uma sala de jantar. No primeiro plano, há uma mesa de madeira com cadeiras. No fundo, uma ilha com coifa na cozinha><span height= A sala de estar e a cozinha ganharam muitos elementos em madeira, que contribuem para uma estética acolhedora


Apesar de estar em um condomínio, a casa desfruta de privacidade em relação à rua e aos lotes vizinhos. Internamente, ela ganhou muita transparência, devido às portas de vidro no corredor de entrada e à parede de cobogós, na extremidade. Seus ambientes podem ser totalmente integrados, transformando a sala de estar, a sala de jantar e a área gourmet em uma grande varanda, ou totalmente separados.

Com uma paleta sóbria, repleta de tons claros e revestimentos neutros, o toque de cor fica por conta do mobiliário, que ganhou elementos em amarelo e laranja vibrantes. O aspecto acolhedor, por sua vez, fica por conta da madeira, nas paredes da cozinha, da sala de jantar e em parte dos móveis.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Ainda apostando na versatilidade e integração entre áreas internas e externas, o pavimento superior ganhou grande parte da estrutura também em vidro. Além disso, o ambiente ganhou uma estética mais minimalista, com muitos tons de cinza, como no porcelanato, e estruturas em metal preto.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 598 m²
  • Área construída: 385 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados