Logo Construmarket
Banner

Residência Alphaville

Residência Alphaville
O arquiteto Gustavo Massimino projetou a Residência Alphaville prevendo uma baixa taxa de ocupação do lote e uma ampla integração entre áreas internas e externas. Imagens: Ana Mello
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville
Residência Alphaville

Pavilhão aberto

Texto: Nuri Farias

Com fachada de formas simples que criam um volume branco, limpo e neutro, a Residência Alphaville está localizada em um condomínio na cidade Santana de Parnaíba, interior de São Paulo.

Seu projeto arquitetônico – assinado por Gustavo Massimino, do escritório mass arquitetura – teve como premissa uma baixa taxa de ocupação do lote, cuja medida é 32 x 19 m. Como resultado disso, a área social da casa ficou totalmente integrada com a área de lazer externa

“O cliente queria uma morada confortável, ampla e dentro da sua previsão orçamentária”, conta o arquiteto

Volumes

O eixo de circulação longitudinal da edificação cruza o volume frontal do espaço de serviços e conecta-se ao social, localizado no fundo da Residência Alphaville. Há um eixo secundário transversal próximo ao principal que liga a área de serviços com a escada que dá acesso ao pavimento superior.

A área de lazer foi mantida na frente da residência e a social, no fundo do lote, pois recebe melhor insolação.

A integração da área social com a de lazer é apontada como o maior destaque da residênciaFoto: Ana Mello

Segundo Massimino, a integração da área social com a de lazer acontece sobretudo através dos caixilhos que se abrem para a piscina, sendo este o ponto de maior destaque do projeto. “Quando os caixilhos estão abertos nessa parte, a sensação que se tem é de que não há ocupação no térreo, pois o social funciona como um pavilhão aberto”, completa.

No térreo estão localizados a área de serviço, a garagem e o escritório. As entradas da Residência Alphaville foram executadas em massa texturizada, terracor, além dos caixilhos em vidro temperado. No pavimento superior encontram-se as cinco suítes, uma sala de TV e uma copa de apoio. Além disso, a casa possui um elevador hidráulico para atender às necessidades dos moradores.

Caixilhos

Os caixilhos em alumínio e vidro proporcionaram espaços mais iluminados e uma maior conexão entre o interno e o externo, gerando uma abertura total da área social. Quando abertos, eliminam a sensação da ocupação do térreo e fazem com que os pilares em concreto que apoiam o volume superior atuem como o limite entre o que está dentro e o que está fora.

“Os caixilhos em alumínio foram fundamentais para a linguagem proposta pelo projeto”, revela o arquiteto.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 625 m²
  • Área construída: 565 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados