Os arquitetos do Reinach Mendonça Arquitetos Associados conceberam o projeto arquitetônico da Residência Itu alinhando forma e função. Com isso, esta casa de final de semana ficou definida conceitualmente por um volume principal na porção sul (onde as áreas de lazer e convívio desfrutam da melhor vista), além de dois auxiliares locados ao norte.
Os autores do projeto, Henrique Reinach e Mauricio Mendonça, afirmam que um dos principais objetivos da intervenção era aproveitar a extensão do terreno de esquina (mais de 2 mil m²) e orientar os principais ambientes para a vista do poente.
Outro ponto: na ausência dos filhos do casal, a residência não deveria dar a impressão de estar ‘vazia’. Especialmente por conta dessa demanda, suas suítes foram posicionadas em outro volume (terceiro bloco) que, apesar de afastado, mantém-se conectado ao bloco principal por meio de pátios, jardins e galerias. São essas passagens, inclusive, que deixam a casa integrada ao exterior, iluminada e arejada naturalmente.
Ao abrir a Residência Itu para os melhores visuais do entorno, os arquitetos também deveriam protegê-la do sol. A saída foi criar um grande eixo com paredes e laje em concreto aparente, que se desdobra em uma empena na varanda, resguardando a área de lazer da forte insolação da face oeste.
Extremamente alto, esse elemento ainda cumpre a função de organizar os espaços desde a entrada até a área da piscina. No hall, esse pórtico de concreto parece um “L” invertido, com pilar e laje de cobertura envolvendo a caixilharia por onde passam duas rampas paralelas.
Estas, por sua vez, seguem protegidas por requadros centrais selados com vidro branco por fora e placas de gesso por dentro. Como descrevem os arquitetos, elas conduzem os moradores tanto para as salas e as áreas de serviço (segundo bloco) no térreo, quanto para a suíte principal no andar superior.
Seguindo o corpo da edificação até a fachada posterior, o pórtico funciona como uma cortina que barra a incidência direta do sol na varanda de pé-direito duplo. Ainda assim, os arquitetos inseriram uma pequena abertura horizontal que deixa entrar luz e emoldura a paisagem. No pavimento superior, uma passarela que serve de mirante rasga o elemento de concreto em direção à vista.
Em contraponto ao pórtico de concreto, as fachadas da Residência Itu são uma composição harmoniosa entre a leveza trazida por planos de vidros transparentes e caixilhos de alumínio pintados de branco.
De acordo com os arquitetos, os materiais e os acabamentos foram pensados para que a casa ficasse com um aspecto leve, solto e arejado. Por isso, utilizaram o tijolo de barro e a massa rústica. Já para integrar os ambientes externo e interno, escolheram pedras São Thomé para o piso que percorre desde a área de estar até a piscina.
Escritório
Termos mais buscados