Implantada em U, a Residência Laranjeiras aponta seus principais ambientes para a praia de Parati, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe do Reinach Mendonça Arquitetos Associados projetou um recanto bem iluminado e ventilado, com largas varandas e aberturas que aproveitam ao máximo a vista do litoral.
De acordo com o time de arquitetos, comandado pelos sócios Henrique Reinach e Mauricio Mendonça, a arquitetura da Residência Laranjeiras foi concebida em três blocos. O primeiro, com dois pavimentos, acolhe as áreas íntimas e segue interligado ao segundo volume através de um espelho d’água que invade o interior da casa ao passar por debaixo da escada. Com pé-direito alto, esse respectivo bloco acomoda as áreas sociais, como as amplas varandas, além das salas de estar e jantar que, desde a entrada social, revelam a vista da praia. Na outra extremidade, encontra-se o terceiro, que abriga a área de serviço em um único patamar.
Como afirmam os autores do projeto, buscou-se uma linguagem que resultasse numa unidade plástico-construtiva coerente, que promovesse, sobretudo, um diálogo entre tradição e inovação.
Mesmo com as restrições normativas do condomínio – que impediam alternativas mais modernas como lajes planas para a cobertura –, a Residência Laranjeiras confere um ar contemporâneo nas formas e na elaboração dos espaços, com jogos geométricos que recortam a paisagem. São as inúmeras aberturas – ora vazadas, ora de vidro – que trazem esses visuais para dentro da casa.
Ao mesmo tempo, a morada tem características coloniais por conta da estrutura em madeira de eucalipto e do telhado de quatro águas. Há, ainda, outros materiais que reforçam esse conceito, como as telhas de barro e a madeira em rattan que reveste o forro.
Para combinar com os tons terrosos da madeira e do telhado, os arquitetos optaram por revestir as fachadas com uma argamassa pré-fabricada que possui tonalidade bem próxima ao laranja. Segundo os profissionais, essa solução trouxe outra vantagem – menos estética e mais funcional –, uma vez que “utilizar o mesmo revestimento garantiu a homogeneidade e a sequência dos blocos projetados.”
No interior da Residência Laranjeiras, uniu-se o desejo inicial dos clientes de trazer um toque brasileiro com obras arte de outros lugares, como Extremo Oriente, Marrocos e Caribe.
Escritório
Termos mais buscados