Logo Construmarket
Banner

Residência CM

Residência CM
A primeira preocupação do escritório Reinach Mendonça ao projetar a Residência CM era a sua escala em relação à vegetação ao redor. O resultado é pura harmonia. Imagens: Nelson Kon
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM
Residência CM

Casa vertical em meio à natureza

Texto: Nathalia Lopes

Um dos terrenos da diminuta cidade de Santo Antônio do Pinhal, a 172 km da capital paulista, foi o escolhido para receber o projeto arquitetônico da Residência CM. Para tirar proveito do cenário bucólico, o escritório de arquitetura Reinach Mendonça optou por um programa verticalizado com uma mistura de revestimentos e materiais.

Toda a área em contato com o solo, ou seja, área de apoio, circulação vertical e pavimento inferior foi construída com alvenaria revestida de pedras. Esses espaços deixam claro os ambientes mais reservados funções mais reservadas entre paredes com pequenas aberturas.

Já as áreas sociais e o pavimento superior, reservado aos proprietários, são compostos de uma estrutura leve de madeira fechada com painéis de vidro com vista para as montanhas.

Devido aos vários materiais utilizados, o processo construtivo aconteceu em duas fases simultâneas. Enquanto a parte tradicional estava sendo erguida no canteiro, a estrutura de madeira pré-moldada era sendo preparada na fábrica. O resultado harmonioso evidencia a singularidade de cada material.

Escala em relação ao meio ambiente

Todo o programa da Residência CM foi pensado para respeitar a escala da paisagem. O térreo é o maior pavimento e se esparrama pelo terreno com volumes destacados e muros que se desprendem do volume principal – o superior. No térreo, ficam a área social, a cozinha e os dois dormitórios para hóspedes com vista privilegiada para as montanhas.

A cozinha é aberta Foto: Nelson Kon

O pavimento superior é o volume mais marcante, caracterizado por uma caixa retangular que cobre todo o térreo, inclusive a área externa. Ele é composto de beirais, terraços e brises, em sua maioria de madeira. O destaque é a cozinha, que ocupa um espaço central e tem um fogão à lenha aberto para a sala. De acordo com o arquiteto Mauricio Mendonça, essa disposição criou um espaço de convivência.

Os ambientes internos são integrados por portas de vidro e vazios com pé-direito duplo. Todo o acabamento da casa foi feito com madeira, pedras e o concreto, o que resultou num lar aconchegante para essa região fria.

Veja outras residências com belas vistas na Galeria da Arquitetura

Casa Fazenda Boa Vista, da Fernanda Marques Arquitetos Associados

Casa da Montanha II, do David Guerra Arquitetura e Interiores

Casa das Pedras, do mf+arquitetos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área construída: 408 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados