Logo Construmarket
Banner

Residência AAL

Residência AAL
A fachada posterior da Residência AAL se abre para a paisagem bucólica de Bragança Paulista, em São Paulo (SP), através de amplos panos de vidro. Imagens: Gal Oppido
Residência AAL
Residência AAL
Residência AAL
Residência AAL
Residência AAL
Residência AAL
Residência AAL

Fachada dupla

Texto: Thais Matuzaki

Na Residência AAL, uma casa de férias projetada pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, um único bloco retangular e transversal ao terreno abriga todos os ambientes. Enquanto a parte frontal, que dá acesso à morada, mantém-se ‘fechada’, a face oposta se abre para a paisagem bucólica de Bragança Paulista (SP). Nesse horizonte, os moradores podem desfrutar da frondosa floresta que se mostra nos fundos da gleba.

De acordo com os arquitetos responsáveis pelo projeto, Henrique Reinach e Mauricio Mendonça, os clientes gostariam de uma casa confortável, com estilo moderno, porém informal. Com uma linguagem forte, a edificação se encaixa ao terreno em declive através de rampas e escadas.

A madeira reveste o forro da Residência AALFoto: Gal Oppido

De maneira hierarquizada, os ambientes seguem distribuídos conforme o uso. Por exemplo, a parte social foi colocada no meio da planta, enquanto uma das extremidades compreende a área de serviço e a outra, a ala íntima. Para oferecer a melhor vista, os arquitetos inseriram aberturas onde ficam os dormitórios e um grande pano de vidro resguardando a varanda, bem como as salas de estar e jantar.

Fachadas e materiais

Apesar do desenho simples, a Residência AAL possui um elemento de destaque na fachada posterior; e não se trata do pé-direito de 4,50 metros de altura marcado pelo vidro. Na verdade, a atenção se volta para uma segunda pele que foi instalada paralelamente à fachada principal. Essa estrutura permanece 80 cm afastada através de um pergolado de madeira sob vidro. Na descrição dos arquitetos, a parede embeleza o projeto e protege os ambientes do sol intenso.

A madeira também aparece revestindo o forro da residência e, segundo os arquitetos, a ideia era criar uma espécie de “tenda”. “Mesmo com tantos panos de vidro na área social, conseguimos reforçar a sensação de proteção para quem se encontra ali dentro”, contam.

Outros materiais constam no projeto, como a massa texturizada branca que reveste as fachadas e a pedra utilizada como revestimento de pisos externos e internos. A opção de manter o mesmo assoalho, sobretudo, valoriza a integração dos ambientes.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2003
  • Conclusão da obra: 2005
  • Área construída: 570 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados