Voltado para uma das mais belas vistas da cidade de Salvador (BA), a Baía de Todos-os-Santos, o Restaurante Mistura foi reformado pelo escritório SQ+ Arquitetos Associados em 2015. O espaço ganhou um projeto de interiores sofisticado e aconchegante que mescla o novo com o antigo, tanto na estrutura quanto no uso dos materiais.
O empreendimento está localizado no condomínio residencial Cloc Marina Residence, com projeto arquitetônico assinado por Kiki Meirelles Arquitetos e Associados, e chama a atenção de quem passa pela calçada ou de barco pela costa litorânea.
“Foi um grande desafio projetar o Restaurante Mistura, e fizemos questão de aproveitar as paredes e arcos de pedra do século passado”, conta o arquiteto Sidney Quintela, lembrando que o antigo casarão já abrigou a Boate Clock, um ícone da cultura baiana na década de 1970.
A estrutura original foi mantida e aproveitada, complementando o interior conforme a necessidade do projeto com o uso de vigas e pilares em concreto, aço e madeira. Houve restauração apenas em algumas áreas, nos arcos e paredes de pedras, que contaram com trabalho artesanal e profissionais especializados.
O restaurante foi distribuído em quatro pavimentos, sendo que cozinha, salão de atendimento e sanitários de clientes ficam no térreo. Os demais pavimentos, primeiro, segundo e terceiro subsolos, abrigam o pré-preparo das comidas, câmaras frigoríficas, depósitos, apoio de funcionários, geradores, reservatório inferior e área de carga e descarga. Todos são interligados por uma escada e por um elevador monta-carga.
O hall de entrada do estabelecimento se destaca pelo portão de ferro do século XIX na cor verde. Nesse espaço começam a ser notadas as ripas em madeira de demolição no forro e na parede, que se estendem da circulação principal até o salão das mesas, tornando o ambiente acolhedor.
O salão das mesas está situado no espaço mais privilegiado do restaurante, pois desfruta da vista da baía. O forro alia a estética com o efeito acústico. “Ele é feito com ripas de madeira de demolição sob manta acústica na cor preta”, conta o arquiteto. Nesse espaço, as esquadrias são em vidro temperado e as persianas, na cor off-white, para que os clientes tenham uma visão mais generosa da paisagem.
Uma adega em madeira e vidro se molda aos arcos do antigo casarão e dois lustres de cristal se encontram acima das mesas redondas.
As obras de arte que estão espalhadas pelas paredes do Restaurante Mistura são assinadas pelo artista plástico Carybé.
O projeto de iluminação realça os materiais predominantes do estabelecimento. Os pontos de luz do salão se camuflam entre uma ripa e outra para iluminar sem perder o charme. Os arcos em pedra receberam pontos de LED no piso, criando um efeito harmonioso aos elementos em destaque. “Na circulação, pontos de luz colocados no piso banham a parede revestida com as ripas de madeira de demolição”, conclui Quintela.
Escritório
Termos mais buscados