Concebidos pelo escritório Rebelo de Andrade Architectural & Design Studio, dois volumes alongados e estreitos parecem saltar por entre a vegetação que invade um hotel, localizado no Parque de Pedras Salgadas, ao norte de Portugal. Tal como casas de árvores, que tanto mexem com o imaginário das pessoas, as Snake Tree Houses ganham formato semelhante a uma cobra, pois subitamente irrompem na paisagem verde.
As estruturas encontram-se, curiosamente, entre os galhos e as copas. Apesar da metragem reduzida – 27 m² –, cada um desses alojamentos do hotel Pedras Salgadas Spa & Nature Park acomoda até duas pessoas e possui, além do dormitório, área de estar, cozinha e banheiro. Todos voltados para a floresta.
Segundo os arquitetos Luís e Tiago Rebelo de Andrade, o projeto arquitetônico foi elaborado em parceria com a empresa Modular System Company, que empregou um método construtivo – leve e fácil – a partir de módulos pré-fabricados. A intenção era desenvolver um objeto que se distanciasse da ortogonalidade e de conceitos usuais, associados à ideia de construção modular.
No nível do solo, longas pontes traçam o caminho das pessoas em direção à entrada. Sob o terreno em declive, as edificações se distanciam do chão, enquanto três colunas executam a ancoragem e mantêm os corpos em plano retilíneo.
As características estéticas das Snake Tree Houses sugerem uma cobra, serpenteando por entre as árvores, como um animal selvagem dentro de seu habitat natural. Essa analogia faz sentido, pois as casas também aparecem repentinamente no campo de visão do observador.
Até mesmo a escolha dos materiais intensifica esse conceito. Ambos os edifícios são construídos a partir de madeira, sendo externamente revestidos com telhas de ardósia, que criam a impressão de escamas ásperas. Além disso, o estreito corredor que dá acesso às unidades imita a calda de uma cobra, de modo que a outra extremidade mais dilatada – que se volta para a vegetação – lembra a cabeça do réptil.
Os materiais utilizados no acabamento intensificam a sensação imediata de integração com a natureza, como uma simbiose perfeita entre a casa e o parque. Ao mesmo tempo, conferem invisibilidade às estruturas, evitando que elas desviem o olhar da vegetação em si.
De acordo com os arquitetos, o conceito de sustentabilidade foi extremamente relevante durante o desenvolvimento das Snake Tree Houses. A consistência e a racionalidade da intervenção foram atingidas através de camadas e reforço do isolamento, painéis solares, sistemas de aquecimento e reutilização da água e da utilização de tecnologiaLED. Além disso, os profissionais descartam qualquer tipo de impermeabilização do solo, para interferir o mínimo possível na natureza.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados