Conhecido por criar projetos com estilo contemporâneo no litoral, o escritório Raiz Arquitetura concebeu, em 2022, a Casa D31 na praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP). Neste trabalho, a aposta foi por uma fachada dinâmica, uma planta em L e uso intenso do vidro, tudo para criar maior permeabilidade entre os ambientes e oferecer espaços de absoluto conforto, que convidam à permanência e ao convívio.
A criação de uma casa que propiciasse ricos momentos de lazer sempre foi uma demanda da família, formada por um jovem casal e seus dois filhos. E era também fundamental que ela tivesse seus ambientes conectados entre si e com a mata nativa situada ao fundo do lote.
Assim, a interação da morada com o natural é um dos destaques do projeto. De acordo com os arquitetos Alexandre Ferraz e Elias Souza, sócios no escritório, isso foi possível devido às aberturas estrategicamente inseridas no volume da área social, que trazem aos moradores grande proximidade com a paisagem natural do entorno e com os jardins criados em toda a extensão da casa.
A implantação da planta em L também favoreceu a integração, uma vez que o espaço social ficou interligado a uma ampla varanda gourmet na área externa. Esses ambientes se ligam, ainda, à cozinha, considerada um importante elo entre o gourmet, o living e um corredor externo com muro verde.
Desde o desenho da fachada até a escolha dos materiais, é possível notar uma forte influência contemporânea no trabalho dos arquitetos.
Dinâmica, a fachada resulta de um conjunto de volumetrias que fogem do convencional e que se mesclam com elementos naturais, como o ripado em alumínio preto que reveste parte do segundo pavimento. A vantagem desta solução é que ela traz privacidade sem comprometer a visão da rua e a entrada de luz natural nos dormitórios.
Outro recurso que favoreceu a luminosidade natural foi a utilização de extensos panos envidraçados. Quando se abrem, auxiliam na ventilação cruzada e no conforto ambiental. De acordo com os arquitetos, o vidro foi um material amplamente usado neste projeto, por ser versátil, trazer leveza e permeabilidade entre ambientes.
A madeira está presente na fachada, no mobiliário e nas portas mimetizadas por painéis, uma escolha que torna o ambiente mais clean e camufla os acessos aos quartos da residência. Ao todo são cinco dormitórios: a suíte do casal, um quarto para cada filho e dois outros reservados aos hóspedes. Todos eles ficam no andar superior.
Feita em pedra escura, a escada que leva ao segundo pavimento chama a atenção no projeto de interiores. Ela acompanha os panos de vidro da fachada e compõe com a paleta de tons neutros (branco e cinza, majoritariamente), equilibrada pelos tons de azul presentes no mobiliário, tapeçaria e parede do living.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados