Caracterizado como a síntese do conceito de planejamento multiúso, o Link Office, Mall & Stay, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é assinado pelo escritório RAF Arquitetura. O local reúne um programa diverso, cujas funções permitem vasta pluralidade de formas, gerando uma harmoniosa implantação e uma rica arquitetura.
Os idealizadores da obra desenvolveram junto aos arquitetos responsáveis a projeção de um complexo de uso misto que estivesse de acordo com a demanda do mercado, mas que ao mesmo tempo pudesse oferecer serviços e espaços diferentes.
Os prédios estão implantados e conectados entre si através de espaços abertos e passeios em diferentes níveis, buscando repetir o tecido urbano característico das áreas centrais das cidades, com praças, “esquinas” e arruamentos. “O partido arquitetônico garimpou integração entre os diversos usos e edifícios por meio da criação de uma grande praça semipública em dois níveis”, disse o arquiteto colaborador Leonardo Martins.
Essa disposição permitiu integração com os demais empreendimentos lindouros – existente e futuros, e entre os próprios edifícios – residencial, comercial e de serviços. “Os espaços paisagísticos são determinantes para a definição dos acessos: ao mesmo tempo em que são individualizados, estão totalmente integrados, com a sinergia pretendida”, completa o arquiteto.
O escritório desenvolveu uma arquitetura inusitada e contemporânea, que surpreende os usuários. Por isso, a frontal de cada edifício sintetiza seus usos internos: o hotel, as salas comerciais, o shopping e os outros empreendimentos apresentam características próprias e expõem externamente esses elementos.
Um dos destaques da área de 56.695 metros quadrados está nas fachadas voltadas à Avenida Ayrton Senna, na qual seus painéis de aço trazem o conceito de integração entre arte e arquitetura.
O Link Office, Mall & Stay é um lugar para se morar, trabalhar e usufruir de uma gama de serviços disponibilizados dentro de um “mix” de produtos relacionados, por isso é imprescindível o uso da tecnologia, seja da construção ou da manutenção. “O uso de automação predial é determinante em nossos projetos”, afirma Leonardo Matins.
O projeto de iluminação buscou valorizar o paisagismo e os painéis artísticos instalados na fachada principal. Isso foi possível devido à implantação de um exuberante paisagismo que valorizou o espaço.
O extenso programa e as características do terreno de 27.900 metros quadrados do Link Office, Mall & Stay, em relação ao acesso pela via principal, foram determinantes para a implantação da arquitetura no local.
Escritório
Termos mais buscados