Para conhecer a Casa Chácara das Flores é preciso conhecer o bairro homônimo em que está situada. Surgido nas barras dos montes da região norte de Santa Maria (RS), o local abrigou por muito tempo uma antiga propriedade onde funcionava uma importante floricultura da região.
Com 415 m², a casa destaca-se entre as construções que ainda restam no bairro. O projeto do Q_Arts Arquitetura levou em conta a relação com o entorno, de onde veio a decisão de implantar a edificação nas áreas mais baixas do lote, de forma a não intervir na vista para os morros.
O relevo irregular sugeria a implantação em dois níveis. Sendo assim, o pavimento térreo reúne o acesso à residência e à garagem. Nele, a área social integrada se prolonga através da varanda que se volta para a piscina, pomar e jardins.
A configuração organiza a residência em três alas: leste, onde estão os dormitórios e sanitários; oeste, que acomoda a área de serviços; e sul, onde está a área social. A ideia de concentrar o programa principal no nível superior é justificada pelo caminho das águas da chuva que percorrem o térreo.
A orientação solar também foi um importante condicionante para a implantação e zoneamento. A planta do pavimento superior se abre em busca do sol para o quadrante norte, galeria que compõe este perímetro, organiza a circulação e a distribuição para as áreas íntima, social e de serviços de forma independente.
Uma generosa varanda abraça o pátio interno, onde as grandes portas de madeira ripada relembram a rusticidade equilibrada presente na fachada da casa. A lareira é o cerne da casa, trazendo o fogo ao centro do lar.
As linhas puras e retas se contrapõem à sinuosidade dos montes. De acordo com as arquitetas, a diversidade de informações na paisagem existente também foi um dos condicionantes para o estudo da materialidade, que buscou diferentes maneiras e variações de aplicação dos mesmos materiais primários.
Escritório
Termos mais buscados