Com participação intensiva no projeto desta casa, os moradores pediram ao escritório PUPO+GASPAR Arquitetura e Interiores uma construção que mesclasse estilos, mas na qual predominassem os aspectos rústico e tradicional. “Os espaços deveriam espelhar uma brincadeira de soluções diferenciadas, com toque de originalidade. O projeto é uma miscelânea de ideias e gostos pessoais de seus moradores, que ajudaram na escolha de todos os detalhes, desde os materiais da arquitetura até a decoração”, revelam os arquitetos Paulo Gaspar e Gisela Pupo.
Nasce, então, no interior de São Paulo, uma moradia voltada para o lazer, com programa bem-definido, mas que reserva agradáveis surpresas em sua área externa, como os gazebos envidraçados feitos para abrigar o spa, entre outras atividades esportivas e relaxantes.
Nas fachadas, foi escolhido o grão fino – textura granulada em tons pastel –, que confere um ar de sobriedade em contraste com o uso abundante da madeira, presente nos telhados, pergolados e nas portas. Outro elemento bastante utilizado é o filetão de pedra madeira e o PVC, empregado nas esquadrias. Já a área ao redor da piscina ganhou revestimento atérmico. Dentro foram utilizados dois tipos de pastilhas: 5 x 5 cm e 1 x 1 cm. O jardim e as calçadas exibem pedra portuguesa.
No interior, o mármore travertino navona figura no estar e na escadaria. A área gourmet tem acabamento em porcelanato e ladrilho hidráulico combinados à madeira na parede e ao granito branco siena, também presente na cozinha. O piso vinílico figura nos quartos e, o mármore branco, nos banheiros.
Com terreno composto por dois lotes unificados, que poderiam ser desdobrados novamente caso houvesse a necessidade em um futuro distante, a casa foi projetada em apenas um deles – o de esquina. O outro lote, localizado no meio destinou-se ao lazer. Toda a estrutura formada por esquadrias de PVC com fechamento de vidro oferece a facilidade de poder ser desmontada a qualquer tempo.
Para aproveitamento de águas pluviais, a residência é equipada com uma cisterna que comporta até 10 mil litros, além de um sistema de aquecimento solar. Paulo Gaspar reforça que a casa é totalmente automatizada. “Isso permite o controle das instalações a partir de qualquer lugar”.
Para atender às necessidades dos proprietários, o programa segue a linha da funcionalidade, mas com toda delicadeza que uma casa de campo pede. Basicamente o térreo acomoda a área social e, o primeiro andar, o setor privado. São quatro suítes, uma delas para receber os hóspedes no primeiro pavimento térreo, e as restantes no andar superior, que também abriga um escritório. O pé-direito duplo na sala de estar integra a partir de uma escada o andar superior, formando um átrio. A adega envidraçada remete a um aquário e aproveita o espaço embaixo da escada, geralmente desprezado.
A sala de jantar tradicional foi suprimida, em seu lugar surge uma descontraída área de refeições composta por uma grande mesa e cristaleira de madeira, no estilo provençal, unida ao espaço gourmet. O teto de madeira ripada na cor branca contrasta com o piso de mosaico. Do lado oposto, a churrasqueira oferece forno tradicional e de pizza, bancada com pia, banquetas, além de todos os aparatos necessários a um exigente chef. Cozinha, dependências de serviço e home theater complementam o programa interno.
A área de lazer composta por piscina, amplo e cuidadoso jardim, tem projeto de paisagismo assinado por Alexandre Galhego, que privilegia espécies tropicais e esconde surpresas agradáveis. “Projetamos um gazebo com spa. Suas portas com fechamento de vidro integram à piscina. O teto, também de vidro, permite a visão do horizonte. É um espaço para relaxar”, descreve Gisela Pupo.
Em outra estrutura independente, com metragem maior, os materiais usados no gazebo se repetem. Fechamentos de vidro levam à transparência e máxima integração com a área externa no salão de jogos e home theater, equipados com pequena cozinha gourmet. Para complementar o vasto programa há, ainda, um campinho para as crianças brincarem.
Escritório
Termos mais buscados