Duas casas compactas, tipo loft, formam este projeto batizado de RT Lofts. Elas foram idealizadas pelo PSF Arquitetura, que buscou apresentar soluções arquitetônicas com identidade, qualidade plástica e estética, apesar de serem imóveis para investimento.
As propriedades estão situadas em Florianópolis (SC) e, de acordo com o arquiteto Ricardo Fonseca, contam com os mesmos programas e soluções de layout similares, considerando que ambas as casas têm o mesmo tamanho.
“O que as diferencia é a implantação no lote: enquanto uma fica voltada para a rua de acesso com seu jardim no recuo fechado pelos cobogós de concreto, a outra fica ladeada, aproveitando a área do afastamento como jardim desta. Um único acesso da rua, através de portão, é o caminho para se chegar às casas”, explica Fonseca.
O que as diferencia é a implantação no lote: enquanto uma fica voltada para a rua de acesso com seu jardim no recuo fechado pelos cobogós de concreto, a outra fica ladeada, aproveitando a área do afastamento como jardim desta Ricardo Fonseca
Uma das premissas do projeto arquitetônico era entregar uma arquitetura autoral, com qualidade e com espaços de alto valor experimental. O arquiteto preocupou-se em obter uma boa ocupação dos lotes, liberando confortáveis áreas verdes de convívio e contemplação e mantendo a privacidade nas duas residências.
A justaposição de caixas de concreto configura as varandas e possibilita amplas aberturas, reforçando a importância da relação casa-natureza, principalmente porque os lofts estão próximos tanto da montanha quanto da praia e precisavam ter seus visuais livres.
Com amplo pé-direito, a sala fica no pavimento térreo e está integrada com a cozinha. Ambas se comunicam com o exterior através de portas de correr, permitindo a entrada de abundante luz e ventilação. Um banheiro confortável completa o serviço.
O dormitório fica no mezanino, aberto para a sala e conectado com a generosa varanda, de onde é possível contemplar todas as vistas.
Tanto a arquitetura quanto o projeto de interiores seguem uma concepção minimalista e visam criar experiências aos usuários. Na decoração, destaque para obras de arte e peças de design.
“Elementos de concreto na sua essência são priorizados: lajes, escadas, vigas e colunas trazem as marcas do processo construtivos e reforçam o caráter minimalista da proposta”, expõe o arquiteto responsável.
No paisagismo, sobressaem as espécies frutíferas preexistentes no terreno e outras composições tropicais, que trazem harmonia aos espaços e sensação de bem-estar aos moradores.
Veja outros conjuntos residenciais na Galeria da Arquitetura:
Residencial N4, por PJV Arquitetura
Edifício Aruá, por FGMF Arquitetos
Edifício Manga / Vila Santa Thereza, por Laurent Troost Architectures
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados