Esse pequeno sobrado, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, foi projetado para adaptar o uso comercial à memória de uma antiga construção geminada. O escritório AR Arquitetos dividiu o programa em dois blocos, servidos por um pátio central com intervenções de elementos metálicos na cor preta, e um conjunto de passarelas que cruzam o sobrado longitudinalmente, atravessando o pátio e conectando o programa.
O arquiteto Juan Pablo Rosenberg conta que “a configuração original não dava conta das necessidades da obra. Por isso, o cliente, um dos sócios da Produtora Kana, nos chamou para solucionar o problema”. Ele completa dizendo que “a ideia foi marcar a intervenção nova sobre o antigo sobrado”.
Para isso, algumas áreas foram demolidas para liberar o miolo do lote, criando o pátio e construindo uma edícula ao fundo, que acomoda parte do programa. Todas as intervenções novas exibem estrutura metálica e paredes antigas em tijolo aparente pintado na cor branca. Os assoalhos originais sobre barrotes de madeira mantiveram-se preservados.
Toda a reforma começou do exterior para o interior, pouco sobrou da antiga casa. A solução encontrada pelo arquiteto foi demolir e manter aquela pré-existência com ruína e aparência de demolição. Os tijolos e algumas instalações ficaram aparentes, os revestimentos foram retirados e os forros sobressaíram. “No edifício mantivemos tudo o que havia: tijolo, telhado e piso. A parte nova foi feita em estrutura metálica”, comenta o arquiteto.
Essa nova intervenção é muito marcada pela estrutura metálica preta, que cria percursos que conectam e amarram o programa. “Nossa intervenção possibilitou criar um novo espaço, o pátio. A intenção com o pátio foi desenvolver um local que levasse luz para todos os ambientes e ampliasse todas as aberturas do entorno para ele, ocupando a largura completa do lote”, revela. Para tornar isso possível, Juan criou uma abertura generosa e uma porta-camarão.
As fachadas voltadas para o pátio interno são completamente envidraçadas, com portas-camarão. “A solução traz luz para o interior e cria um microclima agradável. A fachada principal, na cor branca, simples e geométrica, destaca a leitura do volume da casa”, explica.
Antes da reforma, o arquiteto conta que o lugar era bastante insalubre, funcionava como um depósito e tinha muitos problemas de iluminação e ventilação natural que deveriam ser corrigidos.
“A reforma teve de ser radical para conseguir iluminar e ventilar os ambientes de trabalho”, comenta Juan Pablo. “Havia apenas as janelas da fachada frontal e os estreitos recuos, que serviam como entrada de luz”.
Diante disso, os profissionais mantiveram as paredes envoltórias como parte da história e o pátio, responsável por levar luz a todos os ambientes. Hoje, as janelas de correr e o grande jardim vertical garantem o conforto térmico no ambiente.
A demanda para o sobrado era implantar uma produtora de filmes, mas a boa relação entre cliente e arquiteto fez o programa crescer. Era preciso criar um espaço que fosse agradável de produzir, agradável de estar e também agradável para quem viesse de fora. “A pessoa deveria ser surpreendida, podendo vislumbrar tudo o que estava acontecendo naquele espaço logo de cara”, explica Juan Pablo.
“A solução passa por uma arquitetura mais moderna e conectada, cuja ligação entre o novo e o antigo, o interior e o exterior revela-se fundamental para criar um cenário de trabalho lúdico, próprio a uma produtora de filmes”, finaliza Juan.
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