Com programa multifuncional, o Novotel torna-se peculiar à medida que integra um centro de hospedagem, galerias e amplo estacionamento em uma área construída que ultrapassa 11 mil m². Assinado pela Pontual Arquitetura, o projeto está contextualizado em região movimentada do Rio de Janeiro, tendo em vista sua proximidade ao Aeroporto Santos Dumont.
De acordo com a equipe da Pontual, um dos gargalos era adequar o plano ao terreno original determinado para a implantação de um hotel de 150 quartos. “O empreendimento tem o volume projetado limitado pelos parâmetros estabelecidos em lei como altura e manutenção das galerias públicas”.
Além disso, o empreendimento deveria atuar como serviço estratégico de apoio ao aeroporto. Dessa maneira, foi construída uma área para guardar os carros. “É grande a demanda de vagas para automóveis na região. Por isso, implantou-se um estacionamento com capacidade para atender 67 vagas distribuídas em quatro subsolos. A construção é marcada por rampa contínua com 5% de inclinação”.
A mistura de materiais predomina nas fachadas do hotel e na estrutura que compõe as galerias do pavimento térreo. Chamam a atenção os grandes panos de vidro que revestem a entrada principal, bem como os detalhes em granito e bronze que dão identidade imponente ao conjunto.
Ainda na face externa que leva aos quartos, explora-se o uso de esquadrias do tipo ‘pele de vidro laminado’ com detalhes especiais de tratamento acústico devido à proximidade do aeroporto.
Internamente observa-se o uso de iluminação suave que entra em contraste com a luz natural refletida pelos panos de vidro. O projeto também tira proveito de mobiliário colorido com desenho contemporâneo, escadas com guarda-corpo em vidro e carpetes coloridos nos corredores dos quartos.
Escritório
Termos mais buscados