Localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a casa projetada nos anos 1970 foi reformada logo após a proprietária herdá-la do pai em 2010. “Era preciso fazer mudanças significativas para atender às demandas da família”, conta o arquiteto Marcelo Alvarenga, do escritório Play Arquitetura, autor do projeto atual.
O principal pedido dos novos moradores foi que a cozinha estivesse integrada à sala de estar – anteriormente eram separadas pelo hall de entrada. “Para atender as novas solicitações, precisei inverter o posicionamento de toda área de serviço com os acessos sociais”, explica o arquiteto.
A cozinha, reposicionada para onde antes era o hall, agora integra-se à sala de estar e jantar. A garagem coberta foi criada a partir da demolição da antiga lavanderia. Já os escritórios, construídos em conjunto com os jardins da casa, localizam-se onde antes estavam a sauna e o depósito. “Da antiga construção restou apenas materiais como tijolos e concreto, usados na nova estrutura”, comenta.
Os materiais existentes na antiga construção foram mantidos e também usados na nova estrutura. “Na cozinha utilizamos placas de concreto pré-moldado na ilha e em substituição às divisórias localizadas entre os equipamentos principais – geladeira, freezer, churrasqueira – e os armários” relata Marcelo.
Algumas paredes foram pintadas com cores primárias – amarelo e azul – para contrastar com os outros materiais. Os caixilhos de alumínio anodizado no tom preto foram utilizados em toda a ala nova construída, a exemplo dos escritórios, do depósito e da lavandeira.
Escritório
Termos mais buscados