Logo Construmarket
Banner

Casa Brasil

Casa Brasil
Com um volume suspenso, diferenciado e abraçado pela natureza do entorno, assim é a Casa Brasil. Por Play Arquitetura. Imagens: Fran Parente
Casa Brasil
Casa Brasil
Casa Brasil
Casa Brasil
Casa Brasil

Integrada à paisagem

Texto: Vitória Oliveira

Projetada nos anos 80 por Henrique Cambiaghi, a Casa Brasil atraiu o cliente pelo desenho de sua estrutura de concreto, pelas amplas janelas de madeira e pela vista da mata nos fundos do terreno.

Ela tinha, porém, uma característica pouco convencional: a cozinha ficava no andar superior, o que gerou alterações desordenadas pelos antigos proprietários, que construíram anexos sem conexões arquitetônicas com a casa original.

Além disto a área social no pavimento inferior não estava integrada ao jardim e tampouco à cozinha. Um outro grande espaço social com belas proporções que ocupava um nível intermediário da casa, também não se conectava bem com o jardim e com a vista, e acabava subutilizado.

No projeto de reforma, o piso intermediário se transformou no estar principal da casa, e a cozinha foi transferida para o andar inferior, conectada à sala de jantar e a nova área de lazer. Para melhor integração entre estes dois pisos, refizemos a escada principal.

O acesso principal também foi alterado; a entrada social que anteriormente levava ao andar inferior, foi modificada para dar acesso ao nível intermediário, através de uma passarela criada no recuo lateral.

A piscina também foi redesenhada e reconstruída, pois a antiga não respeitava o recuo dos fundos exigido pelas leis atuais.

A principal alteração visual da fachada foi a criação de aletas verticais de madeira cobrindo um conjunto muito variado de janelas - banheiros, despensa, área de serviço etc. - voltadas para a rua.

Detalhes que compõem o projeto

A fachada – ora fechadas com cimento e brises, ora com grandes panos de vidro que recebem entrada de luz natural – envolvem as áreas de convívio social, abrigam móveis já pertencentes à família e convidam à vista.

A privacidade também foi mantida pelo fato de a casa estar no pedaço mais alto do terreno. Além disso, cortinas são utilizadas nas partes transparentes das fachadas.

Veja outros projetos residenciais na Galeria da Arquitetura:

Residência EDG, por OTP Arquitetura

Casa MR, por Pascali Semerdjian Arquitetos

Casa 636, por CoDA arquitetos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 1.075 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados