> > > Itaú BBA

Itaú BBA

Itaú BBA
Projetada pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados, a nova sede da instituição financeira Itaú BBA está localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP) Foto/Imagem:Nelson Kon

Design corporativo e arrojado

Refletir a imagem corporativa de uma moderna instituição financeira da área de investimentos: foi esse conceito que guiou o arquiteto João Paulo Beugger, sócio do escritório Piratininga Arquitetos Associados, no desenvolvimento do projeto de interiores da nova sede da instituição financeira Itaú BBA, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP).

Layout corporativo

O edifício existente no terreno de 10.341 m² foi reformado e adequado pela instituição para que atendesse às demandas funcionais e de alta tecnologia de um banco. Para isso, partiu-se da proposta de reorganização do térreo e de um desenho elaborado para propiciar maior permeabilidade urbana, ao mesmo tempo em que a circulação foi organizada por meio de um eixo de ligação entre os dois lobbies de acesso, ladeados por espelhos d´água.

“Os lobbies organizam a recepção dos usuários e a circulação vertical. Foram desenhados para cumprir seu papel funcional e também refletirem a imagem da instituição”, explica Beugger.

O Itaú BBA possui alta tecnologia distribuída por cinco pavimentos e lajes extensas, dotadas de amplos espaços para os escritórios dos funcionários e com aproveitamento dos terraços para áreas de convivência privilegiadas. “Um dos diferenciais do projeto são essas áreas de convivência, que foram implantadas nos terraços”, afirma o arquiteto.

Projeto de interiores

O design brasileiro foi explorado de maneira apurada para enriquecer o projeto de interiores da nova sede do banco Itaú BBA. Com peças assinadas por renomados designers, como Etel Carmona, Jorge Zalszupin, Claudia Moreira Salles e Sérgio Rodrigues, entre outros, foi criada uma harmonia entre a arte e a sobriedade dos ambientes, integrando, ainda, outros elementos interessantes, como o revestimento em Limestone e os painéis de freijó catedral.

“Tivemos a oportunidade de apresentar de forma adequada, e inserida no projeto de ambientação, peças da rica coleção de arte do banco garimpadas pela curadoria da equipe do Itaú Cultural”, diz Beugger.

Acessibilidade

Itaú BBA - Design corporativo e arrojado
As salas de reunião estão concentradas no primeiro andarFoto: Nelson Kon

Para projetar com eficiência a sede do Itaú BBA, um dos maiores bancos de investimento do país, foi preciso um estudo detalhado de onde cada setor ficaria, da capacidade de cada espaço e de sua acessibilidade. Para isso, o primeiro andar conta com o conjunto das salas de reunião, todas equipadas com uma variedade de recursos tecnológicos e com dimensões com capacidade que variam de seis a 70 pessoas, além de um auditório com parede curva de vidro e um generoso foyer com 200 lugares.

Todas as áreas foram adaptadas conforme a norma de acessibilidade NBR 9050, de forma integrada à arquitetura. Destaca-se aí o acesso em nível ao palco do auditório e as soluções adotadas para o banheiro da presidência.

Sustentabilidade

Além de atentar para a acessibilidade, a arquitetura do Itaú BBA utilizou-se de prestigiados recursos sustentáveis, permitindo que o projeto de fit out alcançasse a pontuação Gold do selo LEED. A escolha dos materiais de acabamento, tais como madeiras certificadas com selo FSC, oprojeto de ocupação – garantindo acesso visual à paisagem a 90% dos espaços projetados –, a adequação do bicicletário e dos vestiários e a especificação de peças sanitárias que colaborassem para a redução no consumo de água foram os pontos que contribuíram para a conquista dessa certificação.


Produtos utilizados nesta obra

Escritório

Piratininga Arquitetos Associados10 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 10.341
Área construída: 45.895

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo