Uma residência moderna, com boa insolação nos quartos e proteção visual da rua. Essas foram as principais solicitações dos proprietários da Casa Jurerê aos arquitetos da Pimont Arquitetura, responsáveis pelo seu projeto arquitetônico.
“Para a concepção do projeto, partimos do zoneamento do terreno, determinando a melhor posição para cada área da casa. A arquitetura desde o início foi muito baseada em sobreposição de volumes, inspirada no movimento moderno brasileiro”, explica o arquiteto Henrique Pimont.
Um dos desafios dos arquitetos foi definir a posição dos quartos para que eles recebessem o melhor sol da fachada frontal da casa. Outra preocupação foi que esses dormitórios ficassem protegidos visualmente de quem passa na rua.
Assim, as fachadas da Casa Jurerê foram feitas com ripado em alumínio no piso superior e ripado em madeira no piso térreo. Ladrilhos hidráulicos foram usados para revestir todo o hall de entrada.
“Os ripados nas fachadas colaboram com a eficiência térmica da residência, pois filtram a entrada da luz e do calor do sol na parte norte, de onde vem a principal insolação. As amplas aberturas voltadas ao sul permitem, ainda, muita ventilação natural”, relata o arquiteto.
Localizada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), e concebida como uma construção de veraneio, a casa tem um projeto de interiores muito simples, com móveis soltos que permitem o deslocamento e o uso bastante livre das áreas.
Os ambientes do andar térreo da Casa Jurerê são integrados e voltados para a área de lazer, que tem espaço para cesta de basquete, churrasqueira e piscina. Já o andar superior conta com um corredor para os quartos e para o escritório, o qual possui um volume revestido com ladrilhos hidráulicos na parte externa.
“O projeto leva um estilo moderno e conciso à praia de Jurerê Internacional, uma região tradicionalmente permeada por exemplares neoclássicos e de inspiração no colonial americano”, comenta Pimont.
Também se destacam no projeto da Casa Jurerê o uso do ladrilho hidráulico, inspirado nos painéis de Athos Bulcão, pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro, e a entrada abundante de luz natural, filtrada pelos painéis ripados de alumínio no piso superior.
“Quanto ao paisagismo, mantivemos as árvores já existentes no terreno e incrementamos a entrada da garagem com piso grama”, conclui.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados