Localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a sede brasileira da Abengoa, empresa espanhola de transmissão de energia, foi projetada e desenvolvida pelo escritório carioca RAF Arquitetura.
A empresa tem uma política de crescimento comprometida com o meio ambiente, mantendo firme o propósito de contribuir para um mundo mais sustentável. “Nosso desafio ao idealizar o projeto arquitetônico foi avaliar corretamente as demandas e cultura do cliente, somadas à nossa própria determinação, dotando o edifício da mais alta tecnologia e com o compromisso de inscrevê-lo no programa de certificação de ‘edifício verde’”, conta o arquiteto e sócio Anibal Sabrosa.
O projeto desenvolvido para a Abengoa procurou criar espaços de trabalhos flexíveis e colaborativos. O edifício, com 7.486 m² de área construída, foi separado em dois volumes: o maior, na horizontal, é destinado às áreas de trabalho, e o menor, na vertical, é destinado às salas de reuniões. Este desenho tem como função garantir o acesso dos visitantes, sem atrapalhar a rotina dos ocupantes.
“Para ligar os dois volumes, foi criada uma escada escultórica e passarelas envidraçadas, que ficam voltadas para o mar e as montanhas. No térreo, um grande piloti acolhe tanto os visitantes, quanto os funcionários, evidenciando o belo jardim ao fundo”, explica Sabrosa.
Na recepção, uma caixa de vidro deixa à mostra a sala de controle das linhas de transmissão de energia, evidenciando a transparência na prestação dos serviços.
Uma característica marcante do projeto da sede da Abengoa é a nítida separação entre as áreas de circulação e as de trabalho. O pavimento de acesso, projetado com grandes pilotis, tornou-se uma extensão da calçada da rua.
A fachada do edifício é composta por vidro unitizado em planos únicos. Linhas puras e elementos de forte significado, como o vidro, a madeira, o concreto e a transparência, caracterizam o projeto.
As vigas de madeira lamelada da cobertura foram projetadas para receber placas fotovoltaicas. As áreas de trabalho estão no grande platô, permitindo flexibilidade e comodidade.
Simples e versátil, o projeto de interiores da sede da Abengoa priorizou a utilização de materiais nacionais.
A iluminação das áreas de trabalho foi projetada para funcionar de acordo com a quantidade de pessoas, por seções, integrada ao acionamento das persianas. Já o projeto de paisagismo é densamente utilizado no térreo e na cobertura, com vegetação local, estando presente também nos espaços de convívio.
“O resultado foi um prédio eficiente, tecnológico e com boa integração entre os diferentes sistemas de instalação”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados