Logo Construmarket
Banner

Casa Bosque

Casa Bosque
Na cidade de Holambra, interior de São Paulo, o escritório Pietro Terlizzi Arquitetura projetou a Casa Bosque — uma casa totalmente térrea, marcada pela integração e formada por dois blocos perpendiculares entre si. Imagens: Guilherme Pucci
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque
Casa Bosque

Aconchego e autenticidade

Texto: Naíza Ximenes

Projetada pelo escritório Pietro Terlizzi Arquitetura, a Casa Bosque ganhou uma atmosfera única na cidade de Holambra, interior de São Paulo. Ocupando uma área de 330 metros quadrados, a morada tem um projeto marcado pela presença da natureza.

Originalmente concebida como uma residência de veraneio, a Casa Bosque evoluiu para além de sua proposta inicial, tornando-se o lar permanente da família proprietária. De configuração totalmente térrea, a residência tem como premissa a integração total dos ambientes sociais, abrangendo sala de jantar, espaço de jogos, home-theater e cozinha.

Conhecendo a Casa Bosque

Feita de concreto armado e seguindo uma curvatura especial, a fachada segue o contorno da rua sem saída e se estende até o pergolado, que culmina no muro da garagem, construído em pedra moledo.

Uma vez dentro da casa, nota-se que a estrutura térrea é formada por dois volumes interseccionados, perpendiculares entre si, que compõem todo o projeto. À esquerda da porta de entrada, fica a sala de estar, e, à direita, sala de jantar, sala de jogos, cozinha e varanda gourmet. A disposição foi especialmente idealizada para que as áreas sociais ficassem no lado com pé-direito mais alto, garantindo integração total.

varanda gourmet na área de lazer de uma casa. Há poltronas na frente, e, atrás, um grande vão onde ficam portas de vidro de correrNa foto, varanda gourmet, cozinha e sala de jantar integradas. O porcelanato cinza compõe todo o piso e as divisórias — portas de vidro de correr — foram totalmente recuadas, para criar a sensação de conexão 


A organização inteligente dos cômodos é amplamente beneficiada pelos grandes vãos, que garantem a presença constante de iluminação natural e ventilação. O bloco privativo se estende por todo o comprimento da piscina, dividindo as varandas de cada um dos quatro dormitórios. Os banheiros, por sua vez, ganharam claraboias estrategicamente posicionadas para garantir a iluminação natural proveniente das janelas.

A autenticidade do projeto é evidenciada pelas vigas de madeira garapeira expostas, presentes em toda a residência, bem como pela cozinha, um dos pontos altos da Casa Bosque. Conectada à área da churrasqueira, ela conta com uma ilha de tamanho generoso e com uma atmosfera leve. Uma bancada de quartzo cinza claro atende às necessidades diárias, enquanto uma mesa de jantar proporciona o cenário ideal para ocasiões especiais.

A área de lazer integrada conta com piscina, varanda gourmet e churrasqueira, e foi projetada com o intuito de fomentar a conexão entre moradia e natureza circundante.

Confira outros projetos de Pietro Terlizzi Arquitetura:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2023
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 625 m²
  • Área construída: 330 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados