Logo Construmarket
Banner

Chopp Halle

Chopp Halle
Projeto de renovação da choperia teve como ponto de partida a arquitetura contemporânea, integrando os ambientes internos e conectando-os à bela vista do mar. Imagens: André Monteiro
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle
Chopp Halle

Vista para relaxar

Texto: Marina Cabral

Integrar os espaços ao mar e aplicar materiais resistentes à maresia foram as principais premissas do projeto arquitetônico. “Para completar os 50 anos do restaurante, propus uma arquitetura contemporânea que tem essa paisagem como pano de fundo. A preocupação na especificação dos materiais também foi constante, visando o conforto dos clientes e a manutenção do espaço”, ressalta Cris Fernandes, arquiteta responsável pelo projeto e titular do escritório que leva seu nome.

Para a reformulação do Chopp Halle, restaurante localizado no Guarujá (SP), tons amadeirados e nobres com tecidos de cor quente foram escolhidos para a decoração de interiores. Juntos, os elementos formam o perfil atemporal, leve e original do estabelecimento. “Fizemos um estudo de paleta de cores para garantir aconchego e frescor, sem abrir mão da sofisticação”, complementa.

Programa em dois andares

A área frontal do salão principal conta com dois ambientes com mesas, que se mantêm integrados através do guarda-corpo de vidro da rampa de acesso. A área posterior se diferencia pelo pé-direito alto e abriga também o bar – espaço reservado para espera de mesas. Próximos a ele estão os banheiros, que se destacam pela comunicação visual: miniesculturas que remetem à praia foram aplicadas pelo artista plástico Jadir Bataglia. “Feitas em relevo e cortadas em MDF, elas são releituras dos sinais do artista inglês Julian Opie”, destaca.

O hall superior reúne uma galeria com fotos antigas do Chopp Halle. Além disso, o espaço conta com lavabos de personalidade que mesclam cor, texturas, material reflexivo e iluminação; e um salão que serve de palco para shows e eventos.

O salão principal conecta-se ao hall superior por meio de uma marcante escada em espiral amarela, estruturada em aço e com acabamento em madeira. O elemento funciona como uma escultura no estabelecimento. “Escolhi trabalhar com uma configuração não vazada para garantir privacidade às áreas que se posicionam abaixo da estrutura. A proposta foi fazer com que a beleza da ‘forma’ perca para o ‘peso’ do material em si”, explica a arquiteta.

Considerada uma escultura no restaurante, a escada de aço e madeira amarela conecta o primeiro ao segundo pavimento Foto: André Monteiro

Materiais utilizados garantem personalidade marcante

Além do vidro – material vastamente utilizado para valorizar a sensação de profundidade, refletir e interagir com a vista para o mar em ambos os pavimentos – a madeira MDF foi escolhida para revestir a maioria das paredes. Em outras, diferentes revestimentos de mármore e granito ajudam na composição e dão charme aos espaços. Já no salão do hall superior, as paredes têm ar mais rústico.

Um pórtico de laminado melamínico – material altamente resistente às intempéries – foi instalado na fachada e uma estrutura de alumínio (abre e fecha) com chapas de acrílico branco leitoso pode ser percebida na entrada do estabelecimento, do lado esquerdo. De acordo com Fernandes, ela foi cortada a laser para formar o desenho escolhido pelo escritório. “Este recurso foi utilizado para minimizar a visão com o vizinho, sem perder a luminosidade natural”. À direita, brises em MDF com vasos suspensos foram propostos pelo mesmo motivo: “A vegetação fica com ar flutuante”, completa.

Conforto acústico e iluminação

A preocupação com a acústica norteou todo o projeto. Forros com design inovador e que reduzem até 60% do ruído sonoro foram instalados. “Você entra no primeiro salão com o forro claro e, em seguida, no salão do fundo com pé-direito maior, há uma mudança de forro com uma mescla de cores e texturas”, destaca.

O ponto de partida para o projeto de Iluminação é o eixo da entrada e da escada, que recebeu uma linha de embutidos em LED. De acordo com a arquiteta, pendentes de vidro bronze com lâmpadas de filamento garantem charme à área. “Eles dão um banho de brilho dourado ao ambiente trazendo uma atmosfera acolhedora. Aplicamos também dois rasgos laterais de fita de LED âmbar, que norteiam as extremidades”.

O hall superior também conta com forros em forma de nuvens. Cada nuvem é iluminada com uma lâmpada fluorescente e pontos de sobrepor instalados entre as réguas.

 

Quer ver mais estabelecimentos comerciais com a escada em destaque?
Confira os projetos Restaurante Bossa, de Rosenbaum®; e Lale Café e Doceria, do VMF Arquitetos.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área construída: 309 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados