Texto: Naíza Ximenes
Abraçando a perspectiva futurística da 2Future Holding — uma startup brasileira com atuação na área de capital, voltada ao apoio a empresas, pessoas e ideias de impacto destinadas a transformar o futuro de maneira sustentável —, o escritório de arquitetura Perkins&Will projetou o novo cenário corporativo da empresa, em São Paulo.
Com estética que combina formas orgânicas e uma paleta de cores neutra, apesar dos toques de cores vibrantes, o espaço de 955 metros quadrados em um edifício foi projetado para receber clientes, abrigar workshops e reuniões, e proporcionar um ambiente de trabalho inspirador para a equipe.
Ao entrar no escritório, os visitantes são recebidos por uma parede curvilínea de pedra branca que os leva em direção às salas de reunião e ao aconchegante café, onde a madeira e a vegetação suspensa criam uma atmosfera natural e convidativa.
Na área de recepção, a estética ganhou aspecto clean e moderno, já que, além das paredes curvilíneas, o espaço é definido por elementos em madeira, luzes delicadas (e disfarçadas entre os revestimentos) e vidro, que limita os espaços das salas de reunião.
Essa limitação, no entanto, é somente no que se refere ao exterior, já que as disposições das salas ganharam divisórias que permitem flexibilidade na adaptação dos espaços para diferentes necessidades, incentivando a colaboração e a criatividade.
Seguindo pelos corredores, o visitante tem acesso às áreas de descompressão e reunião mais informais, definidas pelas reentrâncias da fachada original do prédio. Já o design é composto por sofás de cores claras, estantes em madeira e poltronas cinzas — elementos que celebram a história e a cultura da 2Future. No teto, a estrutura exposta demonstra um toque de estilo industrial ao projeto.
Com a proposta de retratar a identidade visual da empresa no projeto, a equipe de arquitetos optou por colocar alguns itens do mobiliário e da decoração em tons que compõem a paleta de cores da marca, como o azul vibrante e o verde pastel — a exemplo dos sofás, poltronas e pequenas paredes pelo escritório.
Há, ainda, dois destaques que definem o projeto por completo: a biofilia e as varandas.
A presença da vegetação, dada por plantas e vasos que permeiam todos os ambientes da empresa, não apenas suaviza os ambientes, mas também reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
As grandes varandas no café e nas áreas de descompressão, por sua vez são marcadas por bancos de madeira embutidos, oferecendo um espaço tranquilo para os funcionários desfrutarem de pausas ao ar livre.
As estações de trabalho foram projetadas para promover o bem-estar e a produtividade, com superfícies curvilíneas e tons vibrantes de azul e branco que estimulam a criatividade. Essa sinuosidade nas formas arquitetônicas e dos revestimentos também foi utilizada como uma estratégia para refletir o espírito jovem e dinâmico da empresa, criando uma atmosfera de leveza e fluidez.
Confira outros projetos de Perkins&Will:
Escritório
Termos mais buscados