Texto: Naíza Ximenes
O projeto da Casa Ipês começou a ganhar forma quando o casal de proprietários – ela médica mineira e ele engenheiro paulista – decidiu abandonar seu apartamento no interior de São Paulo e retornar às raízes mineiras. Com projeto do escritório Perfil Arquitetura, a morada, localizada em Uberlândia, ocupa um terreno plano de 464 metros quadrados.
Tomando por base um grande acervo de referências dos proprietários, os arquitetos apostaram na construção de uma estrutura robusta de concreto armado e paredes de tijolos cerâmicos, marcada por um design contemporâneo repleto de nuances clássicas.
Na fachada marcada pelo contraste, o revestimento em pedra natural branca e as amplas esquadrias pretas conferem um conceito dinâmico ao design. O verde, no paisagismo, dá o toque de jovialidade à imponência da estrutura.
Uma vez dentro da casa, os visitantes são recebidos por um hall de entrada que distribui alguns acessos da residência. As primeiras portas, também brancas, levam ao escritório e lavabo, que ficam discretamente posicionados ao lado de uma sala de TV contornada por portas de madeira de correr. Essas portas, quando fechadas, criam a ilusão de um corredor contínuo, e, quando abertas, conectam sala de TV à sala de estar, à frente.
Seguindo pela passagem, o espaço se abre em um impressionante pé-direito duplo, onde ficam sala de estar, jantar e cozinha americana com ilha. O design de interiores segue a mesma premissa da fachada: estruturas em branco com esquadrias pretas e pequenos detalhes em madeira completam a área social.
A cozinha ainda ganhou tampos e revestimentos de mármore branco que conferem um toque extra de elegância ao conceito, enquanto a área gourmet, junto à churrasqueira, exibe o charme do tijolinho de travertino.
As portas de vidro de correr são a única separação entre área social e área de lazer, já que o piso de porcelanato também cria unicidade entre os espaços.
O térreo da Casa Ipês é um convite à integração, com espaço suficiente para receber a família e os amigos em dias de festa. A área gourmet ganhou mais portas de vidro de correr entre o porcelanato e a grama do jardim que contorna a piscina.
No segundo pavimento, os quartos se concentram, oferecendo um refúgio tranquilo para os moradores. A suíte master, com vista para a piscina, apresenta um banheiro de dimensões generosas, além de cuba dupla, dois chuveiros e uma luxuosa banheira de imersão voltada para uma janela com vista para o céu.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados