Dois irmãos apaixonados por altas aventuras praticavam alpinismo em Aculco, no noroeste do México, quando descobriram uma região totalmente desconectada da cidade e envolvida pela natureza. Eles adquiriram e reflorestaram o terreno por alguns anos, antes mesmo de optarem pela construção.
Após o tempo de reflorestamento, convidaram a equipe do escritório PPAA Arquitectos para projetar a Casa em Aculco. Uma rocha proveniente da montanha foi base para a construção da residência com 90 m².
Um volume retangular com aspecto rústico abriga todo o programa da residência. Os arquitetos aproveitaram os blocos de uma pedreira próxima ao local para construir as paredes externas. Além disso, os pisos são de argila e a madeira local deu origem aos painéis deslizantes.
"As inspirações para o projeto foram simplicidade, mínima necessidade de manutenção – por ser um local distante da cidade – e intimidade com o panorama", explica a equipe do escritório.
O escritório priorizou o diálogo entre a construção e seu entorno natural. O layout da casa conecta os ambientes internos à paisagem circundante.
Os ambientes internos são totalmente interligados. De um lado está uma pequena cozinha planejada, área de serviços e um dos dormitórios, que foi construído no mezanino e com acesso através de uma escada de madeira.
Do outro lado, fica a lareira com duas poltronas e, logo atrás, está o segundo dormitório. Ainda no espaço, os caixilhos de vidro – que vão do chão ao teto – correm ao longo da parede do fundo e se abrem para o pátio externo.
As portas envidraçadas simétricas permitem que a casa se abra para a natureza. Buscando proporcionar privacidade foram instalados painéis de madeira deslizantes, que cobrem o vidro e fecham o espaço quando os moradores estão do lado de fora.
“Além de um interior aconchegante, os irmãos também se beneficiam de um grande terraço e alguns degraus que levam a uma lagoa próxima ao terreno”, finaliza a equipe.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados