Logo Construmarket
Banner

Casa S&R

Casa S&R
Um casal com dois filhos convidou a arquiteta Paula Carvalho para reformar e ampliar sua antiga residência, que foi unida ao terreno vizinho. Com isso, foi possível implantar a tão sonhada área de lazer e deixá-la totalmente integrada à construção. Imagens: Éder Bruscagin
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R
Casa S&R

Tranquilidade na metrópole

Texto: Nathalia Lopes

O casal de moradores da Casa S&R convidou a arquiteta Paula Carvalho para reformar a morada de 220 m², situada em Ribeirão Pires (SP). A metragem reduzida e as características de uma estrutura antiga limitavam mudanças bruscas, como a construção da tão sonhada área de lazer.

Mas a aquisição do terreno vizinho fez o cenário mudar, já que a morada passou a ter, ao todo, 600 m² de área construída.

Novos espaços

Segundo Paula, o maior desafio foi executar a ampliação da residência sem parecer um mero complemento da construção original. “Nosso maior desafio foi integrar a parte antiga com a parte nova e fazer parecer que o projeto como um todo era novo.”

O primeiro passo foi dado com a inserção de esquadrias de alumínio e guarda-corpos em inox na estrutura antiga, o que, além de modernizar o projeto, solucionou o problema de umidade que as antigas esquadrias de madeira sofriam. A fachada também foi adaptada para receber o novo projeto.

Depois, a arquiteta integrou todos os ambientes térreos – living, sala de jantar e TV. A cozinha, que era compartimentada, foi reestruturada e modernizada, tornando-se o coração da casa. “O casal desejava ambientes integrados, funcionais e práticos, onde pudessem receber bem os amigos”, comenta Paula.

Para complementar essa atmosfera acolhedora surgiu a área de lazer. Os moradores pediram que ela ficasse sempre à vista, como se fizesse parte dos ambientes. Assim, todo o térreo foi vedado com portas de correr em vidro que, quando abertas, integram totalmente os ambientes externo e interno.

No andar superior houve a ampliação de duas suítes para acomodar as filhas, que anteriormente dormiam no mesmo quarto, e a inclusão de um escritório.

Área gourmet e de lazer Foto: Éder Bruscagin

Decoração e iluminação

Além de facilitar a programação da família no dia a dia, a integração abriu espaço para elementos de decoração e revestimentos mais elaborados. O piso de tacos original foi mantido e é uma das grandes atrações do projeto. Na parte nova, foi escolhido o piso em porcelanato tipo cimento queimado. Já nas paredes as cores são predominantemente branca e bege. “O contraste entre branco, preto e madeira enriquece a estética”, opina a arquiteta.

Para os dormitórios, Paula escolheu os elementos de acordo com a particularidade de cada morador, mas sem esquecer a essência moderna e contemporânea que norteou toda a obra. A iluminação foi pensada para valorizar cada "cantinho" do projeto. “Todas as lâmpadas são em LED, na temperatura de cor neutra, para não comprometer a cor dos materiais e para deixar o ambiente aconchegante e agradável aos olhos”, finaliza Paula.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 600 m²
Veja outros projetos relacionados