Com a missão de criar espaços mais integrados e com maior fluidez, os arquitetos do escritório dt.estudio deram início ao projeto de reforma do Apartamento Augusta, na capital paulista. Após a intervenção, o imóvel de 105m² ganhou mais vida, claridade e personalidade.
Com dois dormitórios, o layout original apresentava alguns problemas. Na visão dos moradores, os closets eram escuros e um banheiro, que tinha frente para o corredor, precisaria ser reposicionado. Além disso, devido ao mau posicionamento da copa, a sala não tinha uma boa ligação com a cozinha.
Sendo assim, os arquitetos desenvolveram um projeto para conectar os ambientes e deixá-los mais integrados, garantindo total liberdade ao interior e deixando os espaços mais organizados e livres.
O arquiteto Luis Felipe Bernardini, sócio do escritório, conta que uma das decisões foi unir um dos quartos com a sala de estar, servindo como uma “ponte” para a sala e a cozinha. “A antiga sala de estar deu lugar à sala de jantar e à biblioteca. Já o antigo quarto virou uma área de estar, e a cozinha se integrou com a copa, fazendo parte do mesmo módulo da sala”, explica.
Uma das solicitações do proprietário do Apartamento Augusta ao escritório foi a criação de uma varanda. “O cliente fazia questão de ter uma área externa e, assim, uma porta piso-teto com três folhas de correr fez o novo fechamento”, lembra Bernardini.
Antes de começar a obra, os arquitetos perceberam que a parede entre o quarto e sala de estar tinha um pilar mais largo do que o comum. A decisão foi incorporá-lo ao layout da sala, delimitando o local do sofá.
Pilar e vigas foram descascados e deixados aparentes para acentuar o aspecto urbano e masculino desejado pelo morador. "A bancada do home também foi feita de concreto moldado in loco”, completa Bernardini.
Trabalhando em conjunto, o piso de madeira, a iluminação e a decoração compõem um clima único e deixam o ambiente mais despojado e, ao mesmo tempo, acolhedor.
A estante foi feita exclusivamente para o Apartamento Augusta. Com cobre e madeira de demolição, ela comporta os livros da biblioteca com charme e elegância.
Na cozinha, foi aplicada uma marcenaria escura para criar um volume único com a pedra da bancada. “O vidrotil cinza faz a transição de cor até a viga exposta próxima ao forro. O armário vermelho dá um colorido e harmoniza com o verde da parede”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados